ABAETETUBA PROMOVE UM DOS MELHORES CARNAVAIS DO PARÁ

09 Fev 2018

A Folia contará com blocos de rua e trios elétricos com atrações nacionais

Abaetetuba consolida-se, cada vez mais, como o destino preferido de quem pretende curtir um dos melhores carnavais do Pará. O município do nordeste paraense, distante 100 km de Belém, vem recebendo milhares de visitantes. A programação oficial é coordenada pela Fundação Cultural Abaetetubense, órgão ligado à Prefeitura local, que é quem garante toda a estrutura na avenida D. Pedro II. A principal via pública da cidade é transformada no Corredor da Folia, uma extensa área de 5 mil m² que recebe iluminação especial, cercamento metálico e arquibancadas montadas pela prefeitura. “O nosso carnaval é um dos poucos do estado que oferece arquibancada de graça à população, bastando chegar cedo para garantir o lugar”, informou o diretor da FCA, Inésio Rodrigues. Há também camarotes montados pelos blocos de micareta. A folia popular será aberta neste sábado, a partir das 19h, pelo Rei Momo, que receberá, simbolicamente, as chaves da cidade das mãos do prefeito Alcides Negrão. Em seguida, haverá a apresentação de uma escola de samba, a Acadêmicos de Samba de Abaetetuba, e do Cordão do Curupira. Os próximos quatro dias, até a terça-feira gorda, serão animados com os mais diversos ajuntamentos de brincantes, desde os blocos de animação, geralmente ligados às famílias, clubes de futebol e outras entidades, até as grandes micaretas, que arrastam multidões atrás dos trios elétricos. Esse ano, alguns blocos de abadás apostaram, mais uma vez, em atrações nacionais, como Naiara Azevedo, Cheiro de Amor, Lucas Lucco e o Dj Jesus Luz. “É um evento grandioso, que reúne aproximadamente sessenta mil pessoas por noite”, estima Inésio Rodrigues. Nessa festa diversificada, teremos, ainda, blocos tradicionais como o Kanto Nu Xadrez, o maior bloco de sujo do mundo, que sai na segunda-feira gorda, e o Bloco das Virgens, na terça-feira.

SAÚDE E SEGURANÇA
A prefeitura de Abaetetuba apoia o carnaval de várias formas e não é só garantindo toda a estrutura na avenida D. Pedro II. O Demutran atuará com fiscalizações e ordenamento do trânsito nas ruas do entorno do corredor da folia. O esquema de segurança contará com o policiamento militar em pontos estratégicos de observação e sistema de monitoramento por câmeras ao longo da avenida. O corpo de bombeiros também atuará com efetivos permanentes nas quatro noites de programação. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará uma unidade do SAMU, concentrada na Praça do Barco, e um posto do Centro de Testagem e Aconselhamento-CTA- em frente ao Fórum de Justiça, além de equipes de endemias e da Vigilância Sanitária atuando nas fiscalizações de estabelecimentos de vendas de bebidas e alimentos. Equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde estarão de plantão na Unidade de Pronto Atendimento-UPA. Esse atendimento será reforçado com cinco ambulâncias de prontidão para qualquer eventualidade.

(1 Votar)