Itens filtrados por data: Segunda, 13 Novembro 2017 - PMA

Tendo como objetivo Promover o desenvolvimento da aquicultura através do fortalecimento e modernização da infraestrutura produtiva, uso sustentável dos recursos hídricos e preservação do meio ambiente.

A agricultura no munícipio de Abaetetuba nunca teve um plano municipal que planeja-se o investimento público e suas prioridades, além disso a canalização de esforços sempre foi difusa com raríssimos resultados.

Hoje a prefeitura municipal de Abaetetuba visa concentrar esforços, forma arranjos produtivos locais, desenvolvendo estrategias de comercialização, fomento e capacitações sempre com participação popular.

Desse modo espera-se realizar a escavação de viveiros de piscicultura, doação de rações e alevinos para reativação desta importante cadeia produtiva.

A associação de comunidade, cooperativa ou agricultor familiar interessado na atividade aquícola procure a SEMAGRI com DAP e RG para cadastro e maiores esclarecimentos afim de participar do projeto.

Publicado em SEMAGRI

Mais um marco histórico definido pela gestão do Prefeito Alcides Negrão (Chita). A expansão das áreas mecanizadas já ultrapassaram 130 ha em menos de um ano, isto equivale a mais produção agrícola e mais produtos chegando nas feiras livres e supermercados do município e região.

Abaetetuba em 2017 se fixa no cenário da região do tocantins como município onde a agricultura familiar vem se fortalecendo diariamente.

O coordenador do projeto de Mecanização Agrícola o Agrônomo Sr. Brandão junior lembra que as comunidades no inicio do ano participaram de OFICINAS PARTICIPATIVAS e apresentaram suas necessidades ou demandas. A partir desse ponto inicial as próprias COMUNIDADES orientaram a SEMAGRI para buscar SOLUÇÕES para suas necessidades.

Muito em breve outras comunidades também serão beneficiadas.

Publicado em SEMAGRI

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram juntas um treinamento de técnicas de aproveitamento total dos produtos recebidos por meio da doação dos produtos da agricultura familiar pelo Programa de aquisição de Alimentos - PAA.

O treinamento foi um sucesso é irá se duplicar para os demais centros beneficiados pelo PAA afirmam Dra. Rubia Melo e Dra. Isane Caripuna Assistentes Sociais responsáveis pelo PAA Abaetetuba.

Publicado em SEMAGRI

O Sistema Alternativo de Tratamento de Água - SALTA-Z implantado na comunidade do Maracapucu Cariá em Abaetetuba e fruto da cooperação técnica da Prefeitura Municipal de Abaetetuba e Fundação Nacional de Saúde.

O projeto vem beneficiando mais de 500 famílias e vem se expandido para a comunidade do Maracapucu Sagrado Coração de Jesus, Xingu, Sapucajuba, Anequara e outros...

Devido a grande interdisciplinaridade do projeto é possível analisar assuntos que servem como base para sala de aula como: Aplicação da tecnologia no dia a dia da sociedade, química ambiental, biologia, física, bioma, flora enfim perfeito para o ensino e pesquisa.

Publicado em SEMAGRI

A agricultura familiar no munícipio de Abaetetuba esta vivendo uma transformação desde a participação social das politicas públicas a inserção de novas tecnologias agrícolas afirma o Prefeito Alcides Negrão (Chita).

A abertura de canteiros para agricultores familiares que trabalham com hortas e um grande passo para apoiar os olericultores familiares.

Geralmente semanas são necessárias para construção de novos canteiros. Com apoio dos tratores agrícolas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento - SEMAGRI os novos canteiros levam apenas algumas horas para ser finalizada, levando os agricultores a aproveitarem o seu tempo para outras atividades , aumento significativo da produtividade e aumento do tamanho de área plantada. Além da diminuição dos esforços físicos que vem a garantir melhor segurança na qualidade de vida dos agricultores desta atividade profissional.

Mais produção é o resultado do investimento direcionado da Prefeitura Municipal de Abaetetuba, por meio da SEMAGRI.

Publicado em SEMAGRI

As ilhas de Abaetetuba possuem uma característica de excentricidade da região e do povo abaetetubense. A culinária riquíssima, a natureza, o rio, igarapés, "furos" e nascentes. O turu, uruá, jiju, ituí machado e a branquinha...

As lendas, o folclore as simpatias os mitos. É o dialeto próprio "sumano". O conhecimento das matas - as folhas, flores, raízes e tronco. A dança das águas,o vai e vem e a "paradinha" da várzea.

Enfim uma riqueza inimaginável uma mãe natureza monstruosa com tamanho encanto de 72 ilhas belíssimas.

Como atrair visitantes para uma localidade onde não tem água potável?

Como convencer turistas a trazerem seus filhos para um local onde não tem água limpa? É as fossas sépticas?

O turismo fica quase inacessível com a falta de água, e ausência de saneamento básico tornando-se um grande desafio a ser vencido.

Não tem como o ribeirinho realizar o processamento do açaí e do Miriti para o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, ou seja, os ribeirinhos são impedidos de acessar as políticas públicas dos povos da floresta por falta de água potável.

De maneira estratégica os projetos e politicas públicas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento começam com tratamento de água e saneamento.

Entre os vários motivos acima a Prefeitura Municipal de Abaetetuba por meio da SEMAGRI iniciou um inédito projeto da FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE onde iniciaram a implantação de Sistemas Alternativos de Tratamento de Água para consumo humano SALTA-Z no município.

Desse modo acreditamos que podemos amenizar o distanciamento e até afastar por completo os entraves do desenvolvimento rural sustentável com o projeto fantástico da FUNASA para a partir desse ponto pensar em turismo e na efetivação das politicas públicas.

Publicado em SEMAGRI

O coordenador do projeto de Mecanização Agrícola o Agrônomo Sr. Brandão junior lembra que as comunidades no inicio do ano participaram de OFICINAS PARTICIPATIVAS e apresentaram suas necessidades ou demandas. A partir desse ponto inicial as próprias COMUNIDADES orientaram a SEMAGRI para buscar SOLUÇÕES para suas necessidades.

BENEFICIADOS:

Comunidade Abelheira

1. Elizete barbosa da silva

2. Ronaldo Nascimento Pimentel Ferreira

Em breve teremos mais terrenos beneficiados pelo Programa de Redução da Pobreza e Gestão dos Recursos Naturais da SEMAGRI.

Publicado em SEMAGRI

Qual a qualidade dos produtos que chegas nas instituições?

Como é utilizado estes produtos em sua totalidade?

Antes e depois as Secretarias de Agricultura e Assistência se preocupam em melhor atender os beneficiarios - agricultores e assistidos pelos instituições.

É para isso foi organizado vários treinamentos já foram realizados entre eles no Espaço de acolhimento, Fazenda Esperança, CRAS Algodoal e APAE ABAETETUBA.

A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram juntas um treinamento de técnicas de aproveitamento dos produtos recebidos por meio da doação do Programa de aquisição de Alimentos - PAA.

O treinamento vai continuar crescendo e irá para os demais centros beneficiados pelo PAA afirmam Dra. Rúbia Melo e Dra. Isane Caripuna Assistentes Sociais responsáveis pelo PAA Abaetetuba.

Publicado em SEMAGRI

A prefeitura municipal de Abaetetuba tem como prefeito o senhor Alcides Negrão - Chita, onde o mesmo governa buscando os avanços seja tecnológicos, seja estruturais do município para oferecer aos seus cidadãos um bom lugar para se viver.

Notícias Recentes

Galeria de Fotos