Itens filtrados por data: Sábado, 05 Agosto 2017 - PMA

A Prefeitura Municipal de Abaetetuba por meio da SEMAGRI, realizou a doação de fertilizantes para produção agrícola.

O programa de fomento produtivo iniciará a partir de setembro onde contemplará centenas de famílias rurais prioritariamente as comunidades que participaram das oficinas participativas da SEMAGRI.

Espera-se aumentar a produtividade agrícola do município e com isso aumentar a oferta de produtos com preços mais acessíveis.

Publicado em SEMAGRI

A comunidade do Maracapucu Cariá receberá o primeiro Sistema Alternativo de Tratamento de Água para consumo humano - SALTA- Z.

O projeto será implantado no período de 04 a 08 de Setembro pela Fundação Nacional de Saúde - FUNASA.

Em breve expandiremos para mais 11(onze) comunidades rurais que a SEMAGRI realizou Oficinas Participativas para construção do Programa de Redução da Pobreza e Gestão de Recursos Naturais para o Desenvolvimento Rural Sustentável do município de Abaetetuba.

O projeto de acesso a água potável a população das Ilhas de Abaetetuba e de responsabilidade técnica da Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Secretária Municipal de Administração e Secretária Municipal de Finanças.

Publicado em SEMAGRI

O município de Abaetetuba é fruto de uma exuberante riqueza hídrica composta por 72 ilhas - um mundo das águas.

Nesse emaranhado de ilhas temos mais de 50.000 ( cinquenta mil ) pessoas vivendo sem água potável.

Para esse cenário a gestão do prefeito Alcides Negrão (Chita) vêm propor em parceria com a Fundação Nacional de Saúde - FUNASA, e às secretarias municipais de Administração, Agricultura e Finanças a implantação do Sistema Alternativo de Tratamento de Água para consumo humano, mais conhecido como SALT- Z. doQue consiste em tratar água diretamente do rio, por meio de reagentes químicos e mecânicos.

Esta semana os técnicos da FUNASA em parceria com Extensionistas da SEMAGRI visitaram 11(onze) comunidades ribeirinhas, realizando análise de água em seu laboratório móvel.

Acreditamos que no mês de Setembro entregaremos o primeiro SALT-Z para as comunidades que solicitaram.

Publicado em SEMAGRI

No dia 04/08 a Prefeitura Municipal de Abaetetuba através da Secretaria de Meio Ambiente realizou na comunidade do Urubueua Cabeceira (ilha), evento comemorativo de conclusão da capacitação da primeira turma do projeto Catador nas Águas.
O evento é um fato marcante no município, onde as ações referentes ao plano de gerenciamento de resíduos sólidos, voltado para as ilhas estão sendo contempladas.
O evento contou com a presença do Vereador Regi Mota (presidente da câmara dos vereadores) o qual representou o apoio do poder legislativo junto às ações do projeto.

Publicado em SEMEIA

Na manhã do dia 02/08 o prefeito Alcides Negrão (Chita), acompanhado do Secretário de Meio Ambiente Jairo Vilhena receberam a visita dos técnicos da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) com o intuito de dar andamento aos processos de captação de recursos voltados para a área de saneamento no município de Abaetetuba (água, esgoto, drenagem e resíduos sólidos).
Na oportunidade foram realizadas visitas as turmas que estão em fase de conclusão do curso de capacitação de catadores de resíduos sólidos, visita a unidade de triagem de resíduos sólidos e locais onde serão contemplados com sistema de abastecimento de água.

Publicado em SEMEIA

Na manhã do dia 02/08, a Prefeitura Municipal de Abaetetuba através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente com a participação da DPA (Departamento de Polícia Administrativa) de Abaetetuba reuniram com os donos de bares e sedes de festa localizadas na ilha urubueua com o intuito de firmar parceria com eles na participação do Projeto Catador das Águas.
Desse modo, todo material reciclável produzido em seus eventos serão destinados para a Associação dos Moradores do Urubuéua Cabeceira - AMUCA, que está a frente do projeto sendo acompanhado pela SEMEIA, UFPA e IFPA.
Dessa forma os resíduos produzidos por esses estabelecimentos não terão como destinação final a queima, a disposição diretamente no solo ou até mesmo o lançamento nos rios e igarapés e sim, passarão a ser acondicionados, coletados e destinados de forma correta.
Essa parceria trará benefícios para todos os envolvidos, sejam eles em termos ambientais, financeiros ou de bem estar social

Publicado em SEMEIA

A prefeitura municipal de Abaetetuba tem como prefeito o senhor Alcides Negrão - Chita, onde o mesmo governa buscando os avanços seja tecnológicos, seja estruturais do município para oferecer aos seus cidadãos um bom lugar para se viver.

Galeria de Fotos