PREFEITURA DE ABAETETUBA E GOVERNO DO ESTADO CELEBRAM PROTOCOLO DE INTENÇÕES PARA INSTALAÇÃO DO POLO INDUSTRIAL NO MUNICÍPIO

14 Jun 2017

“Um passo histórico para o nosso desenvolvimento econômico e social”. Foi assim que o prefeito de Abaetetuba Alcides Negrão resumiu um momento aguardado há anos por todos que sonham com mais geração de emprego e renda para o município localizado no nordeste paraense. A frase de otimismo foi uma das tantas que marcaram a assinatura do Protocolo de Intenções para a implantação do Distrito Industrial de Abaetetuba. A cerimônia, na terça-feira (13), reuniu, no auditório de uma faculdade particular, políticos, empresários e representantes de vários órgãos e entidades governamentais e não governamentais. O documento foi assinado pelo prefeito Alcides Negrão, Adnan Demachki, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, e Marinoel Manolo, diretor de relações institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (CODEC). Entre as autoridades presentes estiveram a deputada estadual Cilene Couto, o secretário de estado de transportes, Kleber Menezes, o presidente da Câmara Municipal de Abaetetuba, Régi Mota e o presidente da Associação Comercial local, Walter Cardoso.

O Protocolo de Intenções prevê uma série de obrigações e condições estabelecidas entre a prefeitura de Abaetetuba e o Governo do Estado que tornem possível ao município preparar-se adequadamente para uma nova realidade econômica e social. Uma das primeiras vantagens de Abaetetuba é a localização estratégica. “Os portos de Paranaguá (PR), Tubarão (SC) e Santos (SP), estão bem mais distantes dos mercados consumidores do que Barcarena e Abaetetuba”, avalia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Adnam Demachki. “Projetos como a Hidrovia do Tapajós, que vai transportar soja de Mato Grosso e a Ferrovia Paraense, que vai chegar à região com os produtos do sul do Pará, devem saturar o porto de Barcarena”. E é aí que entra o protocolo de intenções, com seus estudos de viabilidade para a construção de um porto de exportação e de um distrito industrial em Abaetetuba.

A cerimônia de assinatura do protocolo de intenções serviu, também, para a conscientização de como o poder público e a sociedade civil organizada devem trabalhar juntos para aproveitar da melhor maneira possível essa nova realidade que se aproxima e é irreversível. Foram propostas a criação de uma comissão permanente de Desenvolvimento Econômico na Câmara de Vereadores e a reativação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. “A participação popular, discutindo esse tema a partir da nossa realidade, é fundamental”, destacou o prefeito Alcides Negrão. “Estamos aqui para referendar tudo o que a nossa população decidir”.

Última modificação em Quarta, 14 Junho 2017 20:47
(1 Votar)