Prefeito de Abaetetuba articula reunião na Vila de Beja do Codesei

14 Jul 2017
Baixo Tocantins Baixo Tocantins Foto: Amarialdo Dias

Consórcio reúne prefeituras para incentivar o desenvolvimento.

O principal objetivo do consórcio é a realização de ações de grande impacto social e econômico para a região. "Juntos somos mais fortes, em busca do fortalecimento das nossas potencialidades e no enfrentamento dos desafios. Já separados, somos mais frágeis e com pouca força política. Reunidos, a pressão para buscar qualidade de vida e crescimento é mais forte", afirma a prefeito de Abaetetuba, Alcides Eufrásio da Conceição Negrão - CHITA, que é o atual presidente da entidade e explica uma das atuais metas dos gestores que compõe o Codesei: a construção de planos municipais visando o ICMS Ecológico. Especialmente, nesse caso, seria difícil constituir um projeto, pois uma prefeitura, sozinha. Juntos, é possível que cada um possa, por exemplo, fornece profissional especializados, para trabalhar na elaboração dos projetos municipais.

O presidente, Alcides Eufrásio da Conceição Negrão - CHITA, espera dar continuidade ao trabalho realizando pelo Codesei. "Meu objetivo é elevar ainda mais a união, que os municípios da região continuem se ajudando pelo desenvolvimento econômico e social." O Codesei atua como uma empresa de consultoria e assessoria das administrações municipais, por meio de uma representação unificada junto aos governos federal e estadual.

O que é o ICMS Ecológico?

O ICMS Ecológico é um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores que àquelas que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais. Não é um novo imposto, mas sim a introdução de novos critérios de redistribuição de recursos do ICMS, que reflete o nível da atividade econômica nos municípios em conjunto com a preservação do meio ambiente.

Última modificação em Segunda, 17 Julho 2017 15:23