Agricultores da Comunidade Cataiandeua recebem títulos definitivos de terras

14 Jan 2018
Agricultores da Comunidade Cataiandeua recebem títulos definitivos de terras Foto: Rodolfo Oliveira - Ag. Pará

As famílias das 106 agricultores que vivem na área do Projeto Estadual de Assentamento Agroextrativista (PEAX) foram beneficiadas com o título coletivo da terra, na manhã deste sábado (13), entregue pelo governador Simão Jatene e pelo presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Daniel Lopes.

Participaram da solenidade a deputada estadual Cilene Couto; a secretária extraordinária dos Municípios Verdes, Izabela Jatene; o secretário de Estado de Transporte, Kleber Menezes; a secretária adjunta de Saúde Pública, Heloisa Guimarães; o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão - Chita, vereadores e secretários municipais.

O governador enalteceu o trabalho dos pequenos agricultores, que, segundo ele, são uma importante engrenagem na cadeia produtiva nacional. “Um país se constrói a partir do interior, onde homens e mulheres trabalham de sol a sol para produzir os alimentos que serão consumidos por quem vive nas grandes cidades”, ressaltou. "Em uma época onde se valoriza mais o individual em detrimento do coletivo, é muito nobre ver um grupo de pessoas se organizar e lutar por um titulo coletivo de terra. É uma verdadeira aula de civismo”, declarou.

O prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão - Chita, destacou que há muito tempo a comunidade vinha lutando para conquistar a posse definitiva da terra, o que, agora, dará a eles a possibilidade de delimitar a área e captar investimentos. “Enquanto gestor municipal venho aqui agradecer ao governo do Estado e dizer que todo investimento é bem vindo porque é desta forma que temos que trabalhar para que as reivindicações do povo sejam atendidas”, afirma.

A PEAX de Cataiandeua foi criado pelo governo do Estado em novembro de 2017, após a publicação do decreto no Diário Oficial, e possui uma área de 367.9110 hectares. Distante cerca de nove quilômetros da sede de Abaetetuba, o projeto tem sua base econômica no extrativismo.

Fonte: http://agenciapara.com.br

Última modificação em Sexta, 19 Janeiro 2018 22:40