Prefeito participa do evento de capacitação do TCE-PA para controle interno

25 Jan 2018

O prefeito municipal Alcides Negrão - Chita, esteve presente no Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA) participando da capacitação de controle interno na ultima quarta-feira, 24 de janeiro, cerca de 130 prefeitos e técnicos de controle interno de todas as regiões do estado no “Ciclo de Aperfeiçoamento - Na prestação de contas de convênios celebrados pela administração pública estadual e as prefeituras municipais”. A capacitação aconteceu no auditório “Ministro Elmiro Nogueira” e reuniu conselheiros, conselheiros substitutos e servidores.

A conselheira Lourdes Lima, presidente do TCE-PA, que abriu o evento direcionado aos prefeitos dos municípios do Pará, destacou a importância de um ciclo voltado para gestores municipais.

"A realização deste evento é, sem dúvida, sinônimo de avanço para todos nós, pois sua grande finalidade é a de aprimorar as prestações de contas dos convênios. E isto só é possível com a participação de todos os senhores prefeitos e de seus qualificados profissionais. Estamos em prol de um objetivo maior: o de dar à sociedade mais clareza na prestação de contas do dinheiro de cada cidadão.", afirmou a presidente.

A programação do encontro teve palestras que abordaram temas de prestação de contas de convênios e controle interno. O auditor geral do estado, Roberto Paulo Amoras, debateu o tema “Controle Interno, Essencial à gestão pública proba de resultados”. Amoras abordou a relevância do controle interno, ressaltando a importância de a administração pública se auto fiscalizar.

"A gestão pública por resultados é algo certo, mas não basta somente cumprir os preceitos constitucionais. É necessário, sobretudo, atentar para a parte gerencial e ter a consciência de como e em que se deve aplicar os recursos públicos. É fundamental fazer esta avaliação”, disse o titular da AGE.

Ainda pela manhã, o conselheiro Cipriano Sabino, apresentou aos prefeitos e técnicos um resumo do estudo sobre as perdas da Lei Kandir. Sabino ressaltou que os municípios do estado perderam 8 bilhões de recursos entre 1996 e 2016.

Fonte: TCE-PA