Reunião SEDAP e CODETER

12 Set 2017

No dia 06 de Setembro houve a reunião entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca- SEDAP com o Conselho Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável do Baixo Tocantins - CODETER que debateram políticas públicas para o território do Baixo Tocantins.

Estiveram presentes os onze municípios do território, representados pelos seus respectivos secretários de agricultura, e alguns vereadores.

O prefeito de Abaetetuba Alcides Negrão (Chita) falou também como presidente da Consorcio de Desenvolvimento Socio-Econômico Intermunicipal - CODESEI sobre a importância de ações conjuntas e do pensamento coletivo para o desenvolvimento sustentável da região.

O secretario estadual de desenvolvimento agropecuário e pesca Giovanni Queiroz afirmou a necessidade de politicas territoriais, ressaltou a importância de capacitações dos agricultores familiares e sua disposição em apoiar o Baixo Tocantins.

Já Beto Ribeiro (Coordenador Estadual de Municipalização e Modernização da Agricultura familiar), apresentou uma proposta de solução de liberação de recursos orçamentários PERDIDOS desde 2002 onde não houve repasse para as prefeituras tendo como ações o cumprimento dos investimentos para sua concretização.

O secretario adjunto Afif Al Jawabri, comprometeu-se em até o final do mês de setembro em realizar a liberação de recursos para fortalecimentos das SEMAGRIS.