QUAL A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS?

13 Nov 2017

As ilhas de Abaetetuba possuem uma característica de excentricidade da região e do povo abaetetubense. A culinária riquíssima, a natureza, o rio, igarapés, "furos" e nascentes. O turu, uruá, jiju, ituí machado e a branquinha...

As lendas, o folclore as simpatias os mitos. É o dialeto próprio "sumano". O conhecimento das matas - as folhas, flores, raízes e tronco. A dança das águas,o vai e vem e a "paradinha" da várzea.

Enfim uma riqueza inimaginável uma mãe natureza monstruosa com tamanho encanto de 72 ilhas belíssimas.

Como atrair visitantes para uma localidade onde não tem água potável?

Como convencer turistas a trazerem seus filhos para um local onde não tem água limpa? É as fossas sépticas?

O turismo fica quase inacessível com a falta de água, e ausência de saneamento básico tornando-se um grande desafio a ser vencido.

Não tem como o ribeirinho realizar o processamento do açaí e do Miriti para o Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, ou seja, os ribeirinhos são impedidos de acessar as políticas públicas dos povos da floresta por falta de água potável.

De maneira estratégica os projetos e politicas públicas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento começam com tratamento de água e saneamento.

Entre os vários motivos acima a Prefeitura Municipal de Abaetetuba por meio da SEMAGRI iniciou um inédito projeto da FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE onde iniciaram a implantação de Sistemas Alternativos de Tratamento de Água para consumo humano SALTA-Z no município.

Desse modo acreditamos que podemos amenizar o distanciamento e até afastar por completo os entraves do desenvolvimento rural sustentável com o projeto fantástico da FUNASA para a partir desse ponto pensar em turismo e na efetivação das politicas públicas.

Última modificação em Segunda, 13 Novembro 2017 12:34