ILHAS DE ABAETETUBA RECEBEM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FLUVIAL

06 Jun 2017
ILHAS DE ABAETETUBA RECEBEM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FLUVIAL ILHAS DE ABAETETUBA RECEBEM UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FLUVIAL Foto: Jaja Correa

A população ribeirinha de Abaetetuba vai passar a contar com diversos atendimentos em saúde sem precisar deslocar-se de sua localidade. Isso agora é possível com a chegada ao município de uma Unidade Básica de Saúde Fluvial. Esse tipo de UBS instalada dentro de uma embarcação de grande porte abriga consultórios médico, odontológico e de enfermagem, laboratório, salas de vacina e para outros procedimentos ambulatoriais e toda a estrutura suficiente para atender a moradores de locais distantes da sede do município. Ao receber a UBSF nesta segunda-feira (05), ao lado da secretária municipal de saúde Lucilene Ribeiro e de vereadores, o prefeito Alcides Negrão disse que realiza um sonho: “nasci nas ilhas de Abaetetuba e senti na pele a ausência de um atendimento digno como esse que, finalmente, chega aos nossos irmãos ribeirinhos”.

A conquista da UBS se deu com a apresentação de um projeto elaborado pela atual secretária municipal de saúde de Abaetetuba, em 2012, Lucilene Ribeiro ( na época ela ocupava o mesmo cargo). “Foi uma longa batalha, desde nossa adesão, quando mostramos detalhadamente as dificuldades enfrentadas pelo povo que vive nas ilhas”, disse Lucilene. Ciente dessas dificuldades, o Ministério da Saúde-MS- vem há cinco anos destinando verbas para o custeio desses hospitais-barcos. Para isso, é necessário habilitar essas unidades junto ao MS. E é isso que a secretaria e o conselho municipal de saúde estão tentando em caráter de urgência. “Estamos pleiteando o repasse legal para custeio dessa UBS fluvial, que fica entre 80 e 90 mil reais”, informou a secretária. Com esses recursos, será possível manter a equipe permanente, que inclui médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de laboratórios e de dentistas e a tripulação, num total de 15 profissionais. A manutenção conta com a contrapartida da Prefeitura e do Governo do Estado. “Estamos unindo esforços para iniciar o atendimento da UBS Fluvial em no máximo 60 dias”, finalizou Lucilene Ribeiro. “A população ribeirinha será atendida por polos e com um cronograma pré-estabelecido. Mas, com esforço e dedicação, vamos tentar não só atender às demandas, que sabemos não ser poucas, como até ultrapassá-las”, considera Alcides Negrão.

Última modificação em Terça, 06 Junho 2017 14:42