NOTÍCIAS

24-OUT-2022

Caravana da Cidadania: comunidade rio Arumanduba recebe ações de saúde, geração de emprego e nova escola

Os serviços da Caravana iniciam uma semana antes, com os cursos profissionalizantes e rodas de conversas com as lideranças da comunidade e territórios vizinhos

#CaravanaDaCidadania POR NATALIA 24 DE OUTUBRO DE 2022

Os moradores da comunidade rio Arumanduba, no território das águas de Abaetetuba, receberam ações de cidadania, saúde, lazer, atividades para as crianças e cursos profissionalizantes, neste final de semana, dias 22 e 23 de outubro. A programação faz parte de mais uma edição da Caravana da Cidadania, atuação intersetorial que envolve a PMA e as secretarias municipais, proporcionando que a gestão municipal se aproxime e cuide das comunidades mais afastadas do centro urbano.

Durante a Caravana, no sábado (22), ocorreu a reinauguração da escola EMEIF Nossa Senhora da Paz. "A escola era um sonho da comunidade, que hoje recebe uma unidade totalmente revitalizada, ampliada, equipada, com parquinho para garantir aos nossos estudantes uma educação de mais qualidade", disse a prefeita Francineti Carvalho. No total, a escola vai atender 306 estudantes, sendo 186 da SEMEC E 120 SEDUC, ofertando do ensino infantil ao ensino médio.

A moradora Roseani Pereira Barreto disse estar satisfeita com a inauguração da EMEIF e agradeceu a prefeitura. "A nossa expectativa é melhorar a educação na comunidade, que venha aprimorar o conhecimento dos alunos. Em nome dessa comunidade, agradecemos a prefeita Francineti, mulher de luta, guerreira, que não mede esforços quando se fala em melhorias na educação", comentou a moradora.

Para o secretário de educação, Jefferson Felgueiras, a comunidade e o entorno têm hoje uma escola que possibilita as relações de ensino e aprendizagem de forma acolhedora, lúdica e propositiva. "Os benefícios são coletivos. Queremos agradecer imensamente a prefeita Francineti pelo apoio que nos dá, pela credibilidade ao nosso trabalho e sobretudo pelo investimento na política pública de educação. A política de educação é universal e igualitária, mas se não tiver o recurso próprio, isso não se materializa na prática. Agradeço também a toda a equipe técnica da Seduc, que somando aos outros equipamentos sociais da comunidade tornam a vida desse povo um lugar melhor para se viver", afirmou o secretário.

Os serviços da Caravana iniciam uma semana antes, com os cursos profissionalizantes e rodas de conversas com as lideranças da comunidade e territórios vizinhos para que eles possam apresentar as necessidades das localidades.

A SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) levou para a ação acesso aos processos de criação de animais de terreiro, com a distribuição dos pintinhos caipirões, ajuda para os pescadores artesanais com a distribuição dos matapis para a captura do camarão, kits de hortaliças e mudas de plantas. "Nós queremos estimular de todas as maneiras para que os agricultores permaneçam em atividade, gerando renda, dentro das suas casas, melhorando as suas vidas e de suas famílias. E tenham acesso a todos os serviços da prefeitura", pontuou o secretário Fernando Zacarias.

O ponto alto de cada edição são os casamentos comunitários. "Este ano ocorreu a união de 21 casais, é o momento de celebrar o amor, a paz e união, junto com nosso povo. O que é muito legal disso tudo é quem faz a festa é a comunidade. Os bolos e doces que foram servidos na festa foram produzidos por eles, a partir do aprendizado nos cursos ofertados pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba, através do Governo Cuidando de Todos", sinalizou a prefeita Francineti.

CARAVANA DA CIDADANIA

A programação é diversa e contou com ações de saúde, cursos, atendimentos, palestras (conscientização no trânsito), emissão de documentos, atividades para os pequenos (cineminha e contação de histórias),biblioteca itinerante, corte de cabelo, designer de sobrancelha, atendimento jurídico e psicossocial, ação pet (vacina canina), distribuição de mudas de plantas e 40 kits de sementes de hortaliças, distribuição de animais de pequeno porte, distribuição de 1200 matapis, torneio, oficinas (tratamento de água ,boas práticas no manuseio do açaí, projeto Salta Z) além do já tradicional casamento comunitário.

AÇÕES DE SAÚDE DA CARAVANA:

.verificação de peso, testes de glicemia, coleta PCCU (exame preventivo do câncer de colo do útero), clínica médica consulta odontológica, teste rápido de ISTS, coleta e testagem da Doença de Chagas, além de imunização contra hepatite B, HPV, Meningocócica ACWY e C, febre amarela, varicela e Covid-19.

EMISSÃO DE DOCUMENTOS:

.cadastro e recadastramento do Cadúnico, certidão de nascimento 2ªVia, carteira da pessoa idosa, emissão de RG e CPF, carteira digital e agendamento da Receita Federal, Cartão SUS.

(Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 10 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 13 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 14 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 15 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

#TEA Há 16 dia(s)

IV Caminhada de Conscientização do Autismo mobiliza população no município de Abaetetuba

O ato de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista mobilizou diversas entidades governamentais e não governamentais na construção de uma sociedade inclusiva

#MeioAmbiente Há 17 dia(s)

Edital de Chamamento Público nº 002/2024

Prorrogação do prazo de inscrição e alteração do cronograma do Edital de Chamamento Público

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito