NOTÍCIAS

24-OUT-2022

Caravana da Cidadania: comunidade rio Arumanduba recebe ações de saúde, geração de emprego e nova escola

Os serviços da Caravana iniciam uma semana antes, com os cursos profissionalizantes e rodas de conversas com as lideranças da comunidade e territórios vizinhos

#CaravanaDaCidadania POR NATALIA 24 DE OUTUBRO DE 2022

Os moradores da comunidade rio Arumanduba, no território das águas de Abaetetuba, receberam ações de cidadania, saúde, lazer, atividades para as crianças e cursos profissionalizantes, neste final de semana, dias 22 e 23 de outubro. A programação faz parte de mais uma edição da Caravana da Cidadania, atuação intersetorial que envolve a PMA e as secretarias municipais, proporcionando que a gestão municipal se aproxime e cuide das comunidades mais afastadas do centro urbano.

Durante a Caravana, no sábado (22), ocorreu a reinauguração da escola EMEIF Nossa Senhora da Paz. "A escola era um sonho da comunidade, que hoje recebe uma unidade totalmente revitalizada, ampliada, equipada, com parquinho para garantir aos nossos estudantes uma educação de mais qualidade", disse a prefeita Francineti Carvalho. No total, a escola vai atender 306 estudantes, sendo 186 da SEMEC E 120 SEDUC, ofertando do ensino infantil ao ensino médio.

A moradora Roseani Pereira Barreto disse estar satisfeita com a inauguração da EMEIF e agradeceu a prefeitura. "A nossa expectativa é melhorar a educação na comunidade, que venha aprimorar o conhecimento dos alunos. Em nome dessa comunidade, agradecemos a prefeita Francineti, mulher de luta, guerreira, que não mede esforços quando se fala em melhorias na educação", comentou a moradora.

Para o secretário de educação, Jefferson Felgueiras, a comunidade e o entorno têm hoje uma escola que possibilita as relações de ensino e aprendizagem de forma acolhedora, lúdica e propositiva. "Os benefícios são coletivos. Queremos agradecer imensamente a prefeita Francineti pelo apoio que nos dá, pela credibilidade ao nosso trabalho e sobretudo pelo investimento na política pública de educação. A política de educação é universal e igualitária, mas se não tiver o recurso próprio, isso não se materializa na prática. Agradeço também a toda a equipe técnica da Seduc, que somando aos outros equipamentos sociais da comunidade tornam a vida desse povo um lugar melhor para se viver", afirmou o secretário.

Os serviços da Caravana iniciam uma semana antes, com os cursos profissionalizantes e rodas de conversas com as lideranças da comunidade e territórios vizinhos para que eles possam apresentar as necessidades das localidades.

A SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) levou para a ação acesso aos processos de criação de animais de terreiro, com a distribuição dos pintinhos caipirões, ajuda para os pescadores artesanais com a distribuição dos matapis para a captura do camarão, kits de hortaliças e mudas de plantas. "Nós queremos estimular de todas as maneiras para que os agricultores permaneçam em atividade, gerando renda, dentro das suas casas, melhorando as suas vidas e de suas famílias. E tenham acesso a todos os serviços da prefeitura", pontuou o secretário Fernando Zacarias.

O ponto alto de cada edição são os casamentos comunitários. "Este ano ocorreu a união de 21 casais, é o momento de celebrar o amor, a paz e união, junto com nosso povo. O que é muito legal disso tudo é quem faz a festa é a comunidade. Os bolos e doces que foram servidos na festa foram produzidos por eles, a partir do aprendizado nos cursos ofertados pela Prefeitura Municipal de Abaetetuba, através do Governo Cuidando de Todos", sinalizou a prefeita Francineti.

CARAVANA DA CIDADANIA

A programação é diversa e contou com ações de saúde, cursos, atendimentos, palestras (conscientização no trânsito), emissão de documentos, atividades para os pequenos (cineminha e contação de histórias),biblioteca itinerante, corte de cabelo, designer de sobrancelha, atendimento jurídico e psicossocial, ação pet (vacina canina), distribuição de mudas de plantas e 40 kits de sementes de hortaliças, distribuição de animais de pequeno porte, distribuição de 1200 matapis, torneio, oficinas (tratamento de água ,boas práticas no manuseio do açaí, projeto Salta Z) além do já tradicional casamento comunitário.

AÇÕES DE SAÚDE DA CARAVANA:

.verificação de peso, testes de glicemia, coleta PCCU (exame preventivo do câncer de colo do útero), clínica médica consulta odontológica, teste rápido de ISTS, coleta e testagem da Doença de Chagas, além de imunização contra hepatite B, HPV, Meningocócica ACWY e C, febre amarela, varicela e Covid-19.

EMISSÃO DE DOCUMENTOS:

.cadastro e recadastramento do Cadúnico, certidão de nascimento 2ªVia, carteira da pessoa idosa, emissão de RG e CPF, carteira digital e agendamento da Receita Federal, Cartão SUS.

(Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 14 dia(s)

Prefeitura promove formação para agentes comunitários de saúde de Abaetetuba

A primeira fase da jornada formativa foi voltada aos 250 agentes comunitários que atuam na área urbana

#MeioAmbiente Há 20 dia(s)

Audiência Pública discute propostas para diminuir poluição sonora em Abaetetuba

O bairros que mais causam poluição sonora são Algodoal, em primeiro lugar, seguido do São Lourenço e em terceiro lugar o Centro.

#COVID-19 Há 24 dia(s)

Vacinação contra Covid-19 continua em Abaetetuba

Também continua no calendário do município a vacina contra a paralisia infantil.

#ValorizaçãoDoServidor Há 33 dia(s)

Prêmio Célio Santana reconhece e valoriza trabalho de servidores municipais

Funcionalismo municipal elegeu os destaques de cada secretaria de governo, em reconhecimento aos méritos profissionais e ao bom desempenho no servir ao público

#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Festa de Halloween marca encerramento do semestre do projeto Girândola

Atualmente as oficinas promovidas são de incentivo a leitura, música, teatro, dança e a oficina de direitos e deveres.

#ÁguaTratada Há 38 dia(s)

Salta-z:inauguração de elevados vai trazer água de qualidade para as ilhas

Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.

#Mobilidade Há 41 dia(s)

Saiba o cronograma de transportes gratuitos para votação no domingo

Serão disponibilizados 43 ônibus e 102 embarcações, abrangendo todo o território municipal

#NovoMercadoMisto Há 42 dia(s)

Reforma vai garantir mais acessibilidade e saúde nos mercados municipais

O projeto está em fase de publicação para o Processo Licitatório e segue algumas etapas até início das obras. Todos os próximos passos, serão informados em nossos canais oficiais.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito