NOTÍCIAS

26-OUT-2022

PMA inaugura elevados do Sistema SALTA-Z nesta sexta

O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.

#ÁguaTratada POR NATALIA 26 DE OUTUBRO DE 2022

Mais uma etapa do projeto SALTA-Z será concluída na sexta-feira (28), em Abaetetuba. Os elevados em concreto armado para as comunidades das ilhas Urubueua, Marinquara e Ipiramanha serão entregues à população. O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.

As inaugurações começam a partir das 8h no Rio Urubueua- CRAS, às 10h na comunidade Marinquara e às 13h na comunidade Maracapucu- Ipiramanha. "As inaugurações desse dia são de 3 elevados apenas. As comunidades estavam com os kits instalados em dois casos, mas houve a necessidade de se construir os elevados em caráter de urgência, porque as torres de suporte do sistema estavam prestes a cair", justificou o secretário da SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Pecuária e Pesca), Fernando Zacarias.

No município, já existem 59 sistemas desse tipo em funcionamento, sendo 4 instalados neste ano na gestão Cuidando de Todos, da Prefeita Francineti Carvalho. O titular da SEMAGRI, explica que a atual gestão assumiu a construção dos elevados para garantir a qualidade, viabilidade do sistema, evitando assim rupturas na estrutura e quebras do kit. A previsão é de construção de mais 5 elevados, ainda este ano.

Para ter acesso ao projeto, a PMA faz a seleção das comunidades, com uma análise de diagnóstico da FUNASA. "Com a FUNASA temos um Acordo de Cooperação Técnica assinado desde a gestão passada e renovado pela atual gestão. O ACT prevê que a Prefeitura terá como responsabilidade a construção do elevado e manutenção dos sistemas, para manter em pleno funcionamento e a FUNASA terá a responsabilidade de ofertar o kit de tratamento com caixa d'água, filtros, dosadores e bomba d'água elétrica", frisou Fernando. Os kits provêm da FUNASA e os elevados são feitos com recursos próprios do município, que investe em torno de R$41 mil em cada elevado.

SALTA-Z

O projeto SALTA-z (Sistema Alternativo de Tratamento de Água à base de Zeólita) é uma solução inovadora de tratamento de água desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e voltada para o atendimento de pequenas comunidades, as quais não possuem acesso à água potável. Após a captação da água do leito dos rios, passa por um sistema de tratamento com produtos químicos à base de sulfato e cloro, e ainda passa por um filtro, tornando a água própria para consumo.

(Texto Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 14 dia(s)

Prefeitura promove formação para agentes comunitários de saúde de Abaetetuba

A primeira fase da jornada formativa foi voltada aos 250 agentes comunitários que atuam na área urbana

#MeioAmbiente Há 20 dia(s)

Audiência Pública discute propostas para diminuir poluição sonora em Abaetetuba

O bairros que mais causam poluição sonora são Algodoal, em primeiro lugar, seguido do São Lourenço e em terceiro lugar o Centro.

#COVID-19 Há 24 dia(s)

Vacinação contra Covid-19 continua em Abaetetuba

Também continua no calendário do município a vacina contra a paralisia infantil.

#ValorizaçãoDoServidor Há 33 dia(s)

Prêmio Célio Santana reconhece e valoriza trabalho de servidores municipais

Funcionalismo municipal elegeu os destaques de cada secretaria de governo, em reconhecimento aos méritos profissionais e ao bom desempenho no servir ao público

#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Festa de Halloween marca encerramento do semestre do projeto Girândola

Atualmente as oficinas promovidas são de incentivo a leitura, música, teatro, dança e a oficina de direitos e deveres.

#ÁguaTratada Há 38 dia(s)

Salta-z:inauguração de elevados vai trazer água de qualidade para as ilhas

Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.

#Mobilidade Há 41 dia(s)

Saiba o cronograma de transportes gratuitos para votação no domingo

Serão disponibilizados 43 ônibus e 102 embarcações, abrangendo todo o território municipal

#NovoMercadoMisto Há 42 dia(s)

Reforma vai garantir mais acessibilidade e saúde nos mercados municipais

O projeto está em fase de publicação para o Processo Licitatório e segue algumas etapas até início das obras. Todos os próximos passos, serão informados em nossos canais oficiais.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito