NOTÍCIAS

26-OUT-2022

PMA inaugura elevados do Sistema SALTA-Z nesta sexta

O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.

#ÁguaTratada POR NATALIA 26 DE OUTUBRO DE 2022

Mais uma etapa do projeto SALTA-Z será concluída na sexta-feira (28), em Abaetetuba. Os elevados em concreto armado para as comunidades das ilhas Urubueua, Marinquara e Ipiramanha serão entregues à população. O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.

As inaugurações começam a partir das 8h no Rio Urubueua- CRAS, às 10h na comunidade Marinquara e às 13h na comunidade Maracapucu- Ipiramanha. "As inaugurações desse dia são de 3 elevados apenas. As comunidades estavam com os kits instalados em dois casos, mas houve a necessidade de se construir os elevados em caráter de urgência, porque as torres de suporte do sistema estavam prestes a cair", justificou o secretário da SEMAGRI (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Pecuária e Pesca), Fernando Zacarias.

No município, já existem 59 sistemas desse tipo em funcionamento, sendo 4 instalados neste ano na gestão Cuidando de Todos, da Prefeita Francineti Carvalho. O titular da SEMAGRI, explica que a atual gestão assumiu a construção dos elevados para garantir a qualidade, viabilidade do sistema, evitando assim rupturas na estrutura e quebras do kit. A previsão é de construção de mais 5 elevados, ainda este ano.

Para ter acesso ao projeto, a PMA faz a seleção das comunidades, com uma análise de diagnóstico da FUNASA. "Com a FUNASA temos um Acordo de Cooperação Técnica assinado desde a gestão passada e renovado pela atual gestão. O ACT prevê que a Prefeitura terá como responsabilidade a construção do elevado e manutenção dos sistemas, para manter em pleno funcionamento e a FUNASA terá a responsabilidade de ofertar o kit de tratamento com caixa d'água, filtros, dosadores e bomba d'água elétrica", frisou Fernando. Os kits provêm da FUNASA e os elevados são feitos com recursos próprios do município, que investe em torno de R$41 mil em cada elevado.

SALTA-Z

O projeto SALTA-z (Sistema Alternativo de Tratamento de Água à base de Zeólita) é uma solução inovadora de tratamento de água desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e voltada para o atendimento de pequenas comunidades, as quais não possuem acesso à água potável. Após a captação da água do leito dos rios, passa por um sistema de tratamento com produtos químicos à base de sulfato e cloro, e ainda passa por um filtro, tornando a água própria para consumo.

(Texto Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#ÁguaTratada Há 2 dia(s)

SALTA-Z: Mais cinco elevados em concreto inaugurados nas ilhas de Abaetetuba

Os equipamentos, construídos pela Prefeitura de Abaetetuba, beneficiarão cerca de trezentas e quarenta famílias ribeirinhas com água tratada.

#Tecnologia Há 7 dia(s)

Prazo para credenciamento na Plataforma “ISS Digital Abaetetuba” encerra no dia 31 de março

O sistema oferta serviços públicos destinados a quem precisa emitir notas fiscais, certidões e alvarás, sem necessidade de atendimento presencial.

#Cultura Há 9 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza o I Fórum Municipal de Cultura do município

Na oportunidade, foram eleitos representantes da sociedade civil para o novo Conselho Municipal de Políticas Culturais de Abaetetuba.

#CaravanaDaCidadania Há 10 dia(s)

Caravana da Cidadania: Após ação integrada, Prefeitura realiza entrega de documentos e óculos na Colônia Nova

Mais de 400 pessoas estiveram presentes na continuidade da ação integrada realizada no último mês de janeiro

#MeioAmbiente Há 14 dia(s)

Semeia Itinerante promove ações de preservação e conscientização da população sobre cuidados com o Meio Ambiente

Distribuição de mudas, coleta de resíduos recicláveis e vacinação animal estão entre os serviços ofertados.

#CaravanaDaCidadania Há 18 dia(s)

Comunidade ribeirinha recebe a 12ª Caravana da Cidadania promovida pela Prefeitura de Abaetetuba

Foram mais de 30 serviços e ações de para fortalecimento da cidadania, além da entrega de legados importantes para o território ribeirinho.

#ValorizaçãoDoServidor Há 21 dia(s)

Servidoras da Prefeitura de Abaetetuba participam de atividade alusiva ao Dia Internacional da Mulher

Trilha e passeio de catamarã fizeram parte da programação especial realizada em um empreendimento turístico nas Ilhas de Abaetetuba

#Educação Há 21 dia(s)

Biblioteca Municipal retoma aulas do curso gratuito de Redação e Língua Portuguesa

O curso recebe 150 alunos por ano e oferece uma importante oportunidade para desenvolvimento de suas habilidades nas áreas de códigos e linguagens

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito