Atualmente as oficinas promovidas são de incentivo a leitura, música, teatro, dança e a oficina de direitos e deveres.
Uma grande festa de Halloween marcou a comemoração do Dia das Crianças e o encerramento do semestre do Projeto Girândola, na tarde de ontem (31), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Cerca de 100 crianças participaram do momento, que teve apresentação de coral, teatro, dança e contação de histórias, com a lenda do Poço da Moça. As crianças também receberam brindes e puderam aproveitar um delicioso lanche.
Jorge Pará, que Coordena o Projeto no município, explica que o Girândola é um projeto de arte educação, com recursos do Itaú Social. "O objetivo é contratar arte educadores para trabalhar com teatro, música e dança para atender nossas crianças e adolescentes", comentou. Ao todo, 150 crianças estão inscritas no projeto.
Atualmente, as oficinas promovidas são de incentivo à leitura, música, teatro, dança e a oficina de direitos e deveres. As inscrições para as novas turmas serão abertas em janeiro de 2023, para garantir uma vaga é preciso fazer uma pré-matrícula e diante da demanda, serão ofertadas 50 vagas por turno.
Projeto Girândola
Abaetetuba é conhecida como a Capital Mundial dos Brinquedos de Miriti.Os brinquedos, pintados em cores alegres, reproduzem aspectos da realidade ou do imaginário amazônico que são vendidos e expostos em "girândolas", durante o Círio de Nazaré. O nome faz analogia ao processo: o artesão produz o artesanato, expõe na girândola e deposita seus sonhos de gerar capital financeiro. Ao denominar Projeto Girândola, os eixos executados através das ações representam o ido que se quer proporcionar à vida de cada criaça e adolescente. Cada integrante da equipe do projeto será um girandeiro, gerando capital social: a garantia dos direitos das crianças e adolescentes de Abaetetuba. Os eixos que o programa trabalha são promoção da vida e saúde, enfretamento e prevenção da violação de direitos, e garantia do direito à educação.
O projeto foi aprovado e trabalha com recursos do edital Itaú Fundos da Infância e Adolescência.
(Texto: Ascom PMA)