Mais de 100 servidores municipais estiveram envolvidos na realização e apuração do processo de escolha realizado no último domingo (1)
Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente promoveu o processo de escolha dos novos conselheiros tutelares
No último domingo (1), ocorreu em todo Brasil a eleição para membros conselheiros tutelares. Em Abaetetuba, a população elegeu 10 conselheiros, sendo 5 para atuar na Zona Urbana e 5 para atuação na Zona Rural.
Na Zona Urbana, os 5 conselheiros eleitos foram Fernanda Soares, Marcia Rodrigues, Vera da Pastoral, Zé da Francilândia e Rosyani Ferreira. Na lista de suplentes estão Junior Quaresma, Naza Rocha, Prof° Jorge Cruz, Profa. Socorro Santos e Irene Siqueira.
Para a Zona Rural os mais votados foram Jucirlei Barbosa (Zaqueu), Ranieri dos Santos, Raimundo Ezequiel Pereira , Jéssica Cunha e Neidiani Silva. Os suplentes são Maria Imaculada dos Santos, Eliza Marinho, Daniel de Jesus , Marcilene Campelo e Dimison Sena.
Segundo relatório do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do adolescente, a eleição contou com a colaboração de 108 funcionários públicos e 47 voluntários. Ao todo, os conselheiros eleitos receberam 20.327 votos, sendo 15.425 votos na Zona Urbana e 12.902 da Zona Rural.
O mandato do conselheiro tutelar é de quatro anos e representa um compromisso com a defesa dos direitos das crianças e adolescentes, devendo atuar para combater qualquer ação ou omissão que represente ameaça ou violação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Entre os diversos serviços oferecidos pelo conselho tutelar estão o atendimento de denúncias ligadas a maus tratos de crianças e adolescentes, cumprimento de medidas sócio-educativas, requisição de certidões de nascimento ou óbito de crianças adolescentes entre outros. Para denunciar quaisquer sinais de violação dos direitos humanos basta ligar para o Disque 100.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA