Reconstrução de políticas públicas para a juventude foi um dos assuntos debatidos
Jovens de 15 a 29 anos participaram das deliberações sobre políticas públicas para a juventude abaetetubense
Com o tema "Reconstruir no presente, construir no futuro: Desenvolvimento, direitos, participação e bem viver", foi realizada, no dia 28 de setembro, a 2ª Conferência Municipal da Juventude de Abaetetuba.
O evento ocorreu na sede do SINTEPP e promoveu o espaço para reflexões e deliberações coletivas, com a reunião de lideranças jovens, sociedade civil e Administração Pública, com o objetivo de discutir e propor políticas públicas para o público jovem, levando em conta sua pluralidade. Jovens de 15 a 29 anos participaram ativamente, representando as diversas juventudes de Abaetetuba.
Na ocasião, trabalhos foram apresentados e houve também a votação de propostas, além da eleição de delegados que vão representar o município nas próximas etapas da Conferência, que também ocorre em níveis estadual e nacional.
Nas redes sociais, o Coletivo Amazônico LesBiTrans, que esteve representado no evento,, publicou: "É preciso partir da premissa de um debate interseccional que considere raça, classes e gênero nos atravessamentos, considerando que as nossas juventudes existem em diversos contextos: rios, ramais, estradas e quilombos".
Para a ativista Núbia Kabalê do Coletivo LesBiTrans, construir políticas públicas para as juventudes com mais humanização, educação, afeto, respeito e equidade só é possível coletivamente.
A conferência foi organizada pelo Conselho da Juventude de Abaetetuba e Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social com apoio do Conselho Nacional da Juventude, Governo do Estado do Pará e Governo Federal.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA
Revisão: Susan Santiago - Ascom/PMA