NOTÍCIAS

28-FEV-2024

Prefeitura lança Planos Municipais para garantia e proteção dos direitos de crianças e adolescentes em Abaetetuba

A elaboração dos documentos foi resultado de trabalho integrado para estabelecer diretrizes e ações pelos direitos de crianças e adolescentes do município.

#DireitodasCriançaseAdolescentes POR NATALIA 28 DE FEVEREIRO DE 2024

Os três planos visam a implantação e monitoramento de políticas para a infância e adolescência em Abaetetuba

Como resultado do trabalho integrado entre organizações governamentais e não governamentais, equipe técnica e sociedade civil, ocorreu nesta quarta-feira (28), no auditório do Júri, no fórum da Comarca de Abaetetuba, a apresentação dos Planos Municipais que visam a execução de ações que garantam os direitos e proteção da criança e adolescente no município.

Na mesa diretiva da solenidade estavam: a Prefeita de Abaetetuba Francineti Carvalho, a Presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e Secretária Municipal de Assistência, Josiane Baía, a Promotora Adriana Passos, da 3º Promotoria da Justiça de Abaetetuba, a representante da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente, Daniela Mendes, a representante da Consultoria e formação da elaboração dos planos, Maria Lúcia Garcia, o Secretário Municipal de Educação, Jefferson Felgueiras e Fernando Zacarias, Secretário de Agricultura e Abastecimento do município de Abaetetuba.

Elaborados entre 2022 e 2024, sob a coordeação do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, foram apresentados os seguintes documentos: Plano Municipal de Prevenção e Erradicaçãodo Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador; Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes de Abaetetuba; e Plano Mundial pela Primeira Infância de Abaetetuba.

A Prefeita Francineti Carvalho enfatizou a importância da construção coletiva na elaboração dos planos municipais, que terão papel fundamental para implatação e monitoramento das políticas para a infância e adolescência no município.. Os planos foram construídos de forma coletiva com as diversas secretarias da gestão municipal, órgãos não governamentais e sociedade civil", afirmou. A nossa cidade se destaca neste cenário e isso é possível graças ao trabalho integrado que fazemos , complementou.

A Promotora Adriana Passos destacou a importância do trabalho de escuta com crianças e adolescentes. Para realizarmos a elaboração dos planos foi necesário conhecer a realidade local para fazermos o encaminhamento de início meio e fim das ações para enfrentamento de violência sexual e para questões relativas ao trabalho infantil, salientou.

A Professora Maria Lúcia Garcia, consultora técnica da elaboração dos três planos municipais, citou alguns princípios que fundamentam as diretrizes e ações constantes nos documentos. Os planos, de modo geral, foram pautados em alguns princípios que são fazer a criança se entender sujeito com valor a si mesma, respeito à dignidade étnica, cultural, dignidade de gênero e geográfica priorizando ações que garantam os direitos de crianças e adolescentes, ressaltou. 'c9 dever da família, da sociedade civil e do estado se comprometer para que de fato as crianças tenham seus direitos garantidos, acrescentou.

Segundo Josiane Baía, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os planos municipais elaborados por meio do trabalho em conjunto irão direcionar políticas públicas na área da infância e adolescência durante o período de dez anos, a contar de 2023. A cada seis meses, o comitê de revisão nomeado por meio do decreto municipal N° 074/2022 avaliará as metas com o intuito de identificar quais ações foram efetivadas e realizar ajustes necessários considerando que os planos se dividem em ações de curto, médio e longo prazo, informou.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#SeloUnicef Há 46 dia(s)

Abaetetuba conquista pela terceira vez o Selo Unicef por políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes

O município se destacou pelos avanços em saúde, educação e assistência social, superando a média nacional dos indicadores sociais relacionados à infância e adolescência.

#Saúde Há 213 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 215 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 215 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 216 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 220 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 221 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 222 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito