NOTÍCIAS

03-ABR-2024

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

#TEA POR YASMIN NOGUEIRA 03 DE ABRIL DE 2024

Dando continuidade à programação da "Semana Azul" dedicada ao trabalho de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação, convidou diversas entidades que amparam estudantes autistas para participar, nesta quarta-feira (3) da roda de conversa intitulada "Rede de Apoio à Inclusão Social e Educacional dos Estudantes com Autismo no Sistema de Educação em Abaetetuba".

O objetivo é tornar o sistema educacional cada vez mais inclusivo, aumentar o número de vagas para alunos com TEA e promover um ensino especializado de maior qualidade para os estudantes.

Entre as entidades participantes estiveram a Associação de Pais e Amigos Excepcionais- Apae, Associação Milton Melo, Casa Elene, Instituto Larissa Negrão , Coordenação de Educação Especial da Secretarias Municipal e Estadual de Educação de Abaetetuba. O evento foi realizado no auditório da Semec, localizado na Rua Pedro Rodrigues.

A gestora da Apae, Rosenilda Farias, destacou a importância do encontro entre as entidades que assistem estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e avaliou o trabalho de inclusão realizado no município. "A rede precisa estar unificada para que possamos, em conjunto, dar as mãos e nos ajudarmos, assim as instituições de poder público poderão oferecer um atendimento de maior qualidade para as pessoas que tanto precisam", afirmou.

O Secretário de Educação, Jefferson Felgueiras, pontuou que todas as instituições especializadas no atendimento de pessoas com TEA no município, contribuem para o fortalecimento e desenvolvimento da rede de apoio no trabalho de inclusão social "Todas as entidades que têm pactuação com o Governo Municipal compartilharam suas peculiaridades de atendimento, números de atendidos, além de fazerem suas propostas que irão promover a inclusão com equidade social", salientou.

Criação do banco de dados

Na ocasião, a Diretora Assistencial da Casa Elene, Mariane Bitencourt, anunciou a parceria com a Prefeitura Municipal na criação do Banco de Dados que reunirá informações de todas as pessoas com TEA atendidas em Abaetetuba. O intuito é diminuir a demanda reprimida, ou seja, evitar que uma única pessoa seja assistida em vários pontos de atendimento causando a diminuição de vagas. Com o novo sistema de controle, o número de atendidos será ampliado, possibilitando que mais pessoas usufruam dos espaços e serviços especializados.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 1 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

#Saúde Há 3 dia(s)

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 3 dia(s)

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

#Educação Há 4 dia(s)

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 8 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 9 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 10 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 15 dia(s)

3º Festival Gastronômico de Abaetetuba é um dos destaques do Miriti Fest 2024

Cerca de 11 empreendimentos como bares, restaurantes, lanchonetes e 35 estandes da praça de alimentação do Miriti Fest 2024 estão participando da competição

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito