O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba
Mais de 2.200 pessoas das regiões urbana, ribeirinhas e estrada, foram beneficiadas com ações de saúde e cidadania, no município de Abaetetuba. A iniciativa que teve sua culminância nos dias 8 e 9 de abril, faz parte do projeto "Pelos Rios do Pará", fruto da parceria entre Ministério Público do Estado e Marinha do Brasil, com apoio da Prefeitura de Abaetetuba
O objetivo das ações de cidadania consiste na busca incessante de construir uma sociedade igualitária por meio da garantia de direitos básicos como obtenção de documentos e acesso a serviços de saúde, estabelecendo a dignidade da pessoa humana.
Durante os dois dias de ação, os serviços foram oferecidos, simultaneamente, em dois postos de atendimento. No "Navio-Pará", pertencente à Marinha do Brasil, que esteve ancorado em frente à orla da cidade, cerca de 730 pessoas tiveram acesso à diversas especialidades médicas como otorrinolaringologia, pediatria, clínica médica , além do exame de mamografia e atendimento odontológico.
Ainda na ação de saúde, intitulada pela Marinha como "Missão Chance para Todos", a população pôde participar de palestras sobre os temas "Violência Infantojuvenil e Contra Mulher" e "Prevenção contra acidentes de escalpelamento".
Na ocasião, houve corte e doação de cabelos para confecção de perucas que posteriormente serão entregues à mulheres vítimas de acidente. Dona Maurícia de Souza, de 35 anos, moradora do Rio Tabatinga, além de buscar atendimento médico, aproveitou para contribuir com as vítimas de escalpelamento. "Eu já queria cortar meu cabelo, aproveitei para ajudar essas pessoas que sofreram acidente", explicou.
Para Eliza Santos, de 50 anos, que reside no bairro Aviação, zona urbana do município, o atendimento foi excelente "Vim trazer meu neto, agradeço aos envolvidos e que esse tipo de ação sempre seja feita, porque nossa população precisa e merece", afirmou.
Na Biblioteca Pública Municipal, a procura pelos serviços de cidadania foi intensa. Ao todo, 1500 pessoas passaram pelo local para emitir documentos como Cédula de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho Digital, Certidão de Nascimento, orientação jurídica pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, Tribunal de Justiça e Defensoria Pública do Estado do Pará.
Além disso, 40 mulheres tiveram a oportunidade de participar dos cursos de Panificação e Confecção de Biojoias, sob responsabilidade do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Abaetetuba. A Promotora de Justiça do MPPA, ngela Padilha, coordenadora do projeto "Pelos Rios do Pará", destacou a importância de promover as oficinas de geração de renda rápida no município "O objetivo é empoderar as mulheres, dar independência financeira e ajudar a desenvolver o mercado de trabalho da região".
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA
Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA