Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.
Com intuito de fomentar a educação ambiental na rede municipal de ensino de Abaetetuba, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Obras, promoveu nesta quinta-feira (11), o quarto ato do Projeto "Despertar Ambiental", na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Zaide Cardoso, localizada no bairro São Sebastião.
Entre as atividades realizadas na ação pode-se destacar a palestra sobre resíduos sólidos, coleta seletiva e poluição ambiental, além da distribuição de brindes, lápis de cor e cartilhas.
Segundo a Engenheira Ambiental do setor de Resíduos Sólidos da Semob e palestrante, Emanoelen Souza, o objetivo é informar e incentivar as crianças nos cuidados com o meio ambiente. "Elas demonstram muito interesse e o que aprendem aqui podem praticar e ensinar dentro de casa", explicou.
Outro momento muito esperado pelos pequenos estudantes é o "teatro ambiental", fruto da parceria entre Prefeitura de Abaetetuba e a empresa "Recicle", responsável pela coleta seletiva no município. A apresentação feita com fantoches interpretados pelo arte educador Coite Lopez, faz uma viagem lúdica e informativa pelo "O Reino do Urubu Cheiroso e a Cobra Malvina", com participação da plateia por meio da interação com os personagens.
A coordenadora pedagógica da escola, Nilzeladia Cardoso, destacou a importância de trabalhar o tema ambiental nas escolas de ensino infantil e fundamental. "Fomos presenteados com esse projeto, esses ensinamentos vão agregar muito no ambiente educacional, além disso, as crianças vão aprender a fazer coleta seletiva dentro de casa", concluiu.
Texto: Ramon Pinheiro - Ascom PMA
Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA