CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 15/03/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Semeia Itinerante promove ações de preservação e conscientização da população sobre cuidados com o Meio Ambiente Distribuição de mudas, coleta de resíduos recicláveis e vacinação animal estão entre os serviços ofertados.
#MeioAmbiente 22/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Semana Municipal da Árvore ressalta importância da arborização e dos cuidados com o Meio Ambiente A programação contemplou vários bairros do município, zona rural e ilhas
#MeioAmbiente 31/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Programa SEMEIA ITINERANTE

O Programa Semeia Itinerante tem por objetivo aproximar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba (SEMEIA) à população, levando até ela as diversas ações e serviços ofertados pela Secretaria.

Dentre os serviços, destacamos:

Ação Pet: atendimento veterinário gratuito para cães e gatos, distribuindo medicamentos, aplicando vacinação e agendamentos para os mutirões de castração.

Cantinho verde: doação de mudas de diversas espécies do bioma amazônico.

Bliz Ambiental: coleta seletiva, sensibilizando a população sobre o descarte adequado de resíduos.

Ações de Educação Ambiental.

Capacitações com temáticas ambientais, entre outros.

Neste último final de semana foi a vez da Vila de Beja receber os serviços.

Levar essa assistência à população faz parte do conjunto de metas do Governo Cuidando de Todos!

#semeia #semeiaitinerante #meioambiente #sensibilizacao #cuidado #francineticarvalho #cuidandodetodos

#MeioAmbiente 10/07/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE QUEIMADA É CRIME! AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO DA SEMEIA
#MeioAmbiente 02/06/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Vem aí a Semana Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba 2023! Semana Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba
#MeioAmbiente 24/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE "TERRA NOSSO PLANETA, NOSSA CASA" SEMEIA INICIA UMA VASTA PROGRAMAÇÃO ALUSIVA A SEMANA DA TERRA
#MeioAmbiente 22/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ABAETETUBA - MAIS SUSTENTÁVEL Calendário Ambiental: Dia Mundial da Água
#MeioAmbiente 18/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Audiência Pública discute propostas para diminuir poluição sonora em Abaetetuba O bairros que mais causam poluição sonora são Algodoal, em primeiro lugar, seguido do São Lourenço e em terceiro lugar o Centro.
#MeioAmbiente 15/02/2021 GABINETE DO PREFEITO PMA se reune com representantes de comunidades ribeirinhas para tratar sobre implantação de grandes empreendimentos

Na manhã desta segunda-feira (15), a Prefeitura Municipal de Abaetetuba promoveu uma reunião com representantes de comunidades ribeirinhas que se mobilizam em face da implantação de grandes empreendimentos econômicos na cidade.

Os moradores das ilhas questionam a ausência de consulta da população local para a instalação das empresas em seus territórios, bem como, as mudanças que serão impostas ao cotidiano de suas comunidades pela implantação dos empreendimentos.

A Prefeita Francineti Carvalho e o Secretário de Meio Ambiente, Raphael Sereni, reiteraram que a instalação dos projetos na cidade não depende de regulamentação municipais.

Os gestores também reforçaram que, em que pese a Administração Municipal não deter legitimidade para emitir ou cassar as licenças, a gestão vai exigir que todo o processo de licenciamento, instalação e operação ocorra de modo regular e dentro dos padrões legais, com a devida redução e compensação de eventuais prejuízos à população local.

As lideranças expressaram que a disponibilidade da Administração Municipal em encaminhar a situação junto às comunidades representa a esperança de um diálogo verdadeiro e fortalecido.

Na oportunidade, foi entregue à Prefeita uma petição, na qual foram expressas as preocupações e os pedidos da comunidade. As questões levantadas serão respondidas pela gestão municipal, que também encaminhará o chamamento das demais autoridades envolvidas para compor o diálogo, sanar dúvidas e alcançar soluções para as problemáticas apresentadas.

#MeioAmbiente 15/02/2021 GABINETE DO PREFEITO Lei Estadual nº 8.902/2019, quel proíbe o fornecimento de sacolas plásticas descartáveis, vigorará a partir de 14/02

Ontem (14), entrou em vigor a Lei Estadual nº 8.902/2019, a qual proíbe o fornecimento de sacolas plásticas descartáveis pelos estabelecimentos comerciais.

Abaetetuba reforça a importância de substituir esse item como forma de gerar menos impactos para o meio ambiente.

Então lembre-se:

- De levar sua ecobag ou sacola retornável quando for às compras;

- Essa medida é necessária para a construção de uma cidade mais sustentável.

Contamos com você!

#MeioAmbiente 01/02/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura divulga novo número da Semeia para receber denúncias ambientais.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) está com um novo número para receber denúncias ambientais.

Pelo número (91) 99380-3316 (somente ligação) a SEMEIA recebe denúncias para fiscalizar e crimes e agressões contra o meio ambiente.

Podem ser relatadas situações como poluição sonora, desmatamento, maus tratos a animais, queimadas, poluição, despejo irregular de resíduos, entre outras. A fiscalização da SEMEIA atende 24h por dia, 7 dias por semana.

Proteger o Meio Ambiente é fundamental para construirmos uma cidade sustentável e cada vez melhor para se viver.

#MeioAmbiente 16/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretário da Semeia participa de reunião extraordinária do Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente

Na última sexta-feira (15), o Secretário de Meio Ambiente de Abaetetuba, Raphael Sereni, participou da reunião extraordinária do Fórum de Secretários Municipais de Meio Ambiente.

No encontro, o novo titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Abaetetuba (SEMEIA) pôde conhecer algumas atividades programadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) para os municípios paraenses e foi apresentado ao Secretário Adjunto de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rodolpho Zahluth.

Raphael Sereni também realizou o cadastro e atualização da SEMEIA nas plataformas do Estado, além de apresentar demandas da SEMEIA à SEMAS, como a solicitação de treinamento e de materiais educativos.

Na oportunidade, a direção Programa Municípios Verdes (PMV) entregou ao Secretário uma notificação, referente à pendências deixadas pela administração anterior. A SEMEIA já providencia encaminhamentos para sanar tais questões, visando consolidar o novo momento da gestão ambiental em Abaetetuba.

É de grande importância que a SEMEIA esteja presente em eventos dessa natureza, integrando-se a todo o sistema estadual de gestão do Meio Ambiente para garantir uma Abaetetuba mais sustentável.

#MeioAmbiente 10/01/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente tem a prerrogativa e o compromisso de fazer valer o bem estar animal.

Hoje (10), o Secretário de Meio Ambiente, Raphael Sereni, acompanhou a equipe de fiscais ambientais da Semeia, em uma ação que resgatou quatro cachorros, no residencial Green Gove.

Diante de uma denúncia de que os animais, dois adultos e dois filhotes, encontravam-se em condições inadequadas, dirigiram-se ao local e constataram os maus tratos.

O proprietário foi notificado e encaminhado para atendimento junto à Secretaria de Assistência Social e os cachorros abrigados pela Associação de Proteção Animal Anjos de Patas.

Quem praticar maus tratos, abuso, ferir ou mutilar animais pode ser multado e proibido de exercer a guarda e até mesmo receber pena de reclusão de dois a cinco anos.

As denúncias para apurar situações dessa natureza podem ser feitas pelo telefone (91) 98734-7589.

#MeioAmbiente 28/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE AGRICULTORES FAMILIARES DA COMUNIDADE DO PIROCABA RECEBEM DISPENSA DE LICENÇA AMBIENTAL - DLA Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) e a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional - FASE estiveram no Centro Comunitário do Pirocaba realizando a entrega da Dispensa de Licença Ambiental - DLA
#MeioAmbiente 03/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura de Abaetetuba realiza audiência para apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico No último dia 03 de dezembro, a prefeitura de Abaetetuba, através dos Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Obras, realizou a apresentação do Plano Municipal de Saneamento Básico, o qual é um importante instrumento para a universalização dos serviços de Abastecimento de Água, Esgotamento Sanitário e Drenagem de Águas Pluviais.


Na audiência, todos os presentes tiveram acesso à versão preliminar do Plano, a qual foi aprovada em votação pela assembleia, com a ressalva de receber contribuições e sugestões por 10 dias a contar do dia de sua apresentação.

Ainda em 2017, a Prefeitura elaborou e apresentou em audiência pública o Diagnóstico da oferta desses serviços no município, e a partir daí foram realizados estudos e planejamentos para elencar as proposições para efetivação desses serviços de maneira universal.

O plano está disponível no site da prefeitura de Abaetetuba na página aba da Secreatria de Meio Ambiente. E o documento final deverá passar por aprovação do Legislativo e se tornar Lei. Dessa forma fazendo com que o município de Abaetetuba tenha esse importante instrumento para a universalização dos serviços de saneamento.
#MeioAmbiente 28/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PLANO DE SANEAMENTO BÁSICO DE ABAETETUBA SERÁ APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA EVENTO SERÁ NESTA TERÇA-FEIRA, 3 DE DEZEMBRO
#MeioAmbiente 27/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Abaetetuba assina pacto para controle do desmatamento O prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão (Chita) e o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, assinaram na manhã desta terça-feira, (27), o pacto contra o Desmatamento local, pelo desenvolvimento sustentável e a recuperação de área degradada no município. A assinatura também formaliza um termo de cooperação do município com o Programa Municípios Verdes (PMV).
#MeioAmbiente 12/08/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PROJETO “CATADOR DAS ÁGUAS” DE ABAETETUBA É PRÉ-FINALISTA DO PRÊMIO MUNICÍPIOS INOVADORES A Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a União Europeia divulgaram, na última sexta-feira, 9 de agosto, as 30 iniciativas municipais pré-finalistas do Prêmio MuniCiência - Municípios Inovadores, ciclo 2019-2020 e o Projeto “Catador das águas” executado pela prefeitura de Abaetetuba, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Educação, em parceria com 13 comunidades ribeirinhas do município é um deles.

As propostas classificadas foram escolhidas após análise criteriosa da Comissão Técnica Avaliadora e do Conselho Político da CNM. No total, esta edição recebeu 235 inscrições homologadas - prefeituras e consórcios municipais concorrem ao prêmio. Agora, os selecionados têm de 12 de agosto a 2 de setembro para complementar informações e evidências, além de enviar um depoimento do prefeito em um vídeo de até dois minutos.

Em etapa futura, a comissão vai selecionar 10 iniciativas para a reta final do MuniCiência. Cada uma delas receberá a visita técnica da CNM para elaboração do Guia de Reaplicação, que terá versões impressa e online. As 10 finalistas seguirão ainda para votação popular, pela internet, no período de 7 de outubro a 31 de março, que definirá as cinco vencedoras. Os gestores das primeiras colocadas participarão de um seminário internacional para troca de experiências. O resultado final será anunciado na XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.


Terceira edição

O Prêmio MuniCiência está na terceira edição. A proposta é identificar, reconhecer e compartilhar iniciativas municipais inovadoras e transformadoras, com impactos positivos na administração pública e para a sociedade.
Na última edição, ciclo 2017-2018, os destaques foram projetos dos Municípios de Abaetetuba (PA), Gurjão (PB), Rio Grande (RS), Santa Clara do Sul (RS) e São Bento do Una (PE). Em 2015, primeira edição do prêmio, as iniciativas mais votadas foram de Astorga (PR), Bom Despacho (MG), Forquetinha (RS), Pompéu (MG) e Rio Claro (AL). Todos os projetos estão disponíveis no site do MuniCiência , inclusive com os guias de reaplicação.


UniverCidades

O MuniCiência faz parte do Projeto UniverCidades, que é uma plataforma para o desenvolvimento e a governança municipal, realizado pela CNM com o apoio da União Europeia no Brasil. O projeto considera a demanda dos prefeitos e, como uma das primeiras atividades desenvolvidas, fez pesquisa junto aos gestores para compreender as características de suas demandas por conhecimentos e informações, além de um levantamento que busca identificar arranjos e parcerias já existentes entre centros de ensino e pesquisa e os Municípios.


Com informações da Agência CNM de Notícias

#MeioAmbiente 15/07/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura investe em projeto Verão Legal com Educação Ambiental Projeto continua com ações sempre às sexta-feiras e sábados de julho.
#MeioAmbiente 09/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura articula com ribeirinhos para garantir expansão do projeto Catador das Águas Nos dias 06 e 07 deste mês a Prefeitura, por meio da Semeia, Semagri e Semec, esteve nos rios Caripetuba e Sapucajuba, respectivamente, para apresentar à comunidade o "Projeto Catador das Águas". Atendendo inicialmente os estabelecimentos comerciais do ramo de eventos festivos, o projeto "Catador das Águas" está sendo desenvolvido em 13 comunidades que formam a Ilha Urubueua. "O objetivo das reuniões é articular com a comunidade para que também participem da Coleta Seletiva, de modo que o nosso trabalho amplie e não se estenda apenas aos estabelecimentos comerciais", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena.

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), a Prefeitura já planejou estratégias para alcançar a comunidade em sua totalidade. Nas reuniões estão sendo definidos os Pontos de Entrega Voluntária - PEVs, a fim de que as famílias separem seus resíduos em casa e destinem aos PEVs para posterior recolhimento pela Associação dos Moradores do Urubueua Cabeceira (AMUCA).


ÁGUA TRATADA
Na última quinta-feira, 06, no Rio Caripetuba, a Secretaria Municipal de Agricultura também apresentou à comunidade os benefícios do "Projeto Salta Z", já implantado em 55 ilhas e que permite o consumo de água tratada e com potabilidade atestada.

Para a Semagri, a adesão ao "Projeto Catador das Águas" só vem somar aos ribeirinhos, pois contribui para que possam utilizar água de boa qualidade.
#MeioAmbiente 05/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Crianças das creches municipais participam de ação voltada à Semana do Meio Ambiente No "Dia Mundial do Meio Ambiente", comemorado ontem, 5, a Semeia e a Semec fecharam uma importante parceria para que várias escolas municipais participassem da "Caminhada de Encerramento da Semana do Meio Ambiente". A Prefeitura também desenvolveu ação de cuidados às plantas na Creche Municipal Professora Altair Cardoso, no Residencial Green Grove.

Conduzidos pelos profissionais da Semec, a manhã foi de muita alegria para as crianças da educação infantil. Dias atrás elas foram protagonistas no plantio de espécies ornamentais, e ontem a atividade consistiu em regar as plantinhas, mostrando como devemos cuidar da natureza para alcançarmos uma vida saudável.

CIDADE
Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), "essa prática vem ocorrendo em todas as creches municipais, as quais receberam o plantio de essências florestais e ornamentais".

ILHAS
As atividades de consciência ambiental não aconteceram apenas na cidade. As escolas das ilhas também estão desenvolvendo várias atividades voltadas à sustentabilidade. Na Escola Municipal Nossa Senhora da Conceição, no Rio Xingu, os alunos e professores realizaram o plantio de essências florestais e também fizeram coleta de materiais recicláveis.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, a parceria com o Semec é essencial para o desenvolvimento de projetos de educação ambiental, como o Catador das Águas. "Essa escola faz parte da área de atuação do Projeto de Coleta Seletiva e é muito bom ver que o projeto está impactando positivamente as atividades da escola, para que não apenas os alunos mas toda a comunidade se conscientize de que é preciso cuidar dos rios, das florestas e de todo o meio ambiente", destacou.
#MeioAmbiente 05/06/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Caminhada alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente conscientiza população sobre sustentabilidade Com o tema "Separando Resíduos, preservando o Meio Ambiente", a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), realizou na manhã de hoje, 05, uma importante caminhada pelas ruas da cidade em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

A programação reuniu centenas de alunos das escolas municipais e estaduais de Abaetetuba, além de usuários da APAE, da Associação Milton Melo e entidades militares, como o Tiro de Guerra. "A ação visa fazer um apelo à sociedade sobre a importância de prezarmos pela sustentabilidade do planeta", explicou o prefeito Alcides Negrão (Chita).

Conforme o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, a caminhada é essencial para mobilizar as pessoas a cuidarem do meio ambiente. Desde 2017, a Semeia tem desenvolvido vários projetos de preservação ambiental, como: Catador das Águas, Coleta Seletiva de Resíduos, Comunidades Consorciadas e Arborização da Cidade, cuja meta da Prefeitura é plantar 20 mil mudas nos principais pontos da cidade até 2020.
#MeioAmbiente 30/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza Semana Municipal do Meio Ambiente Na manhã de ontem, 29, a Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), iniciou as atividades da Semana Municipal de Meio Ambiente. A abertura da programação aconteceu no CRAS do Algodoal, onde a equipe da Semeia trabalhou o tema “Cuidados com o Lixo”.

De uma maneira bem dinâmica e interativa, crianças e adolescentes atendidos pela instituição participaram de uma palestra sobre como devemos tratar o lixo e seu despejo adequado. Este ano, a Semana Municipal do Meio Ambiente tem como tema "Separando Resíduos, Preservando o Meio Ambiente".

"A ação foi muito importante, pois nossa equipe distribuiu material educativo a respeito da coleta seletiva, explicando passo a passo de como devemos separar os resíduos recicláveis e como as crianças podem ser multiplicadoras dessa ideia na casa, na igreja, na escola e em todos os lugares", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena.

Para o prefeito Alcides Negrão (Chita), as crianças e os adolescentes são grandes multiplicadores de conhecimento e trabalhar a temática ambiental com eles é essencial para investir na sustentabilidade do planeta.
#MeioAmbiente 28/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura mobiliza ribeirinhos para adesão dos projetos Catador das Águas e Salta Z A Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento(Semagri), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), firmaram uma parceria importante na manhã de ontem, 27, com o objetivo de informar e sensibilizar os moradores de 13 comunidades ribeirinhas dos pólos Urubueua - Cabeçeira e Xingu que já usufruem dos projetos socioambientais de saneamento rural, como o Salta Z e a Coleta Seletiva de Resíduos ("Catador das Águas").

Segundo o prefeito Alcides Negrão (Chita), os dois projetos da prefeitura estão melhorando consideravelmente a qualidade de vida da população ribeirinha e garantindo a preservação do meio ambiente.

Durante a ação nas comunidades, os secretários municipais de Agricultura, Oziel Baia, e de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, destacaram a importância da participação da sociedade para a efetivação dos projetos "Salta Z" e "Catador das Águas".
#MeioAmbiente 27/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Visitas do Projeto Catador das Águas continuam a todo vapor Na última sexta-feira, 24, a Prefeitura esteve nos rios Urucuri e Marinquara para apresentar à comunidade o Projeto Catador das Águas. A ação faz parte do planejamento estratégico definido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e Secretaria Municipal de Educação (Semec).

De acordo com o prefeito Alcides Negrão (Chita), o Projeto de Coleta Seletiva Rural nas ilhas é uma inovação no Pará e está contemplando a ilha Urubueua, composta por 13 comunidades.

"A primeira fase do projeto teve como público-alvo os bares e as casas dançantes situadas na ilha. Agora, o projeto "Catador das Águas" abrangerá a comunidade de maneira geral, por isso a Prefeitura está apresentando o projeto para que as pessoas saibam do que se trata, como está funcionando e de que maneira podem contribuir", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena.


PONTOS DE COLETA
Com uma apresentação democrática e participativa, a comunidade tirou dúvidas, deu depoimentos sobre a dificuldade que é tratar os seus resíduos e como o projeto vai melhorar a qualidade de vida da população local. Além disso, o projeto representa uma linha de ampliação das atividades da escola, que antes desenvolvia oficinas sobre a coleta seletiva, mas não tinha uma destinação para os resíduos e agora terá.

Nesse momento de discussão com a comunidade, foram definidos prioritariamente dois Pontos de Entrega Voluntária - PEVs, que serão instalados nas escolas do Rio Urucuri e Nossa Senhora do Carmo. A comunidade anseia tanto por essa nova realidade que já se pensa na instalação de mais pontos de coleta em locais estratégicos, de modo que todos possam contribuir e juntos construírem um ambiente saudável e sustentável para as presentes e futuras gerações.
#MeioAmbiente 27/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura investe em Projeto Comunidades Consorciadas Com o objetivo de investir na preservação ambiental e no fortalecimento da agricultura familiar, na última quinta-feira, 23, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) esteve nas comunidades do Murutinga, Arapiranga de Beja, Arienga, Jarumã e Baixo e Médio Itacuruçá realizando doação de sementes de cupuaçu e açaí, além de prestar acompanhamento técnico aos agricultores familiares atendidos pelo Projeto "Comunidades Consorciadas".

De acordo com a ONU, a agricultura familiar é responsável por cerca de 80% da produção de alimentos no país, e os produtos advindos dessa forma de produção seriam capazes de erradicar a fome mundial.

Diante disso, a Prefeitura não mede esforços para que os agricultores locais tenham condições de desenvolver suas atividades de maneira sustentável, uma vez que "o objetivo principal do Projeto 'Comunidades Consorciadas' é evitar que o desmatamento ilegal se expanda e investir para que as propriedades rurais aproveitem de maneira adequada suas áreas agricultáveis, fornecendo produtos de qualidade para o mercado local", explicou o prefeito Alcides Negrão (Chita).
#MeioAmbiente 24/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Projeto Catador das Águas é apresentado às comunidades dos rios Assacu e Urubueua – Fátima Na manhã de ontem, 23, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e a Secretaria Municipal de Educação (Semec) deram continuidade às reuniões de apresentação do "Projeto Catador das Águas" às comunidades dos rios Assacu e Urubueua - Fátima, ambas localizadas na área de abrangência do projeto de coleta seletiva rural.

"Nosso objetivo foi definir pontos primordiais para dar continuidade à nova etapa do projeto. Nossos técnicos da Semeia realizaram a apresentação do 'Projeto Catador das Águas' e elencaram os ganhos ambientais e sociais que essa iniciativa tem a somar para melhorar a qualidade de vida da população local", frisou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena.

Para o prefeito Alcides Negrão (Chita), devido ao importante papel da comunidade no cuidado com o meio ambiente, "é essencial que ela esteja engajada no projeto, contribuindo para a sua consolidação e para que atenda as demandas oriundas dos estabelecimentos comerciais e residenciais".

ARTICULAÇÃO
Com a participação dos técnicos da Semec e os diretores das escolas municipais das ilhas, a reunião tornou-se um momento democrático e participativo em que a própria comunidade apresentou sugestões para aperfeiçoar o projeto.

PONTOS DE COLETA
Após a apresentação e registro das propostas da comunidade, os técnicos da Semeia e da Semec, juntamente com os gestores escolares, dirigiram-se para as escolas: Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima e São Camilo de Lelis para realizar o mapeamento dos locais onde serão construídos os Pontos de Entrega Voluntária - PVs de Resíduos.

"Os pontos serão localizados estrategicamente para que fiquem ao alcance da comunidade e todos possam contribuir ativamente com a coleta seletiva nessa localidade", observou o secretário de meio ambiente.
#MeioAmbiente 23/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura desenvolve projeto que incentiva plantio de espécies ornamentais na Creche Prof.ª Altair Jorge Cardoso Na última terça-feira, 21, o Projeto da Prefeitura de Abaetetuba, o "Arborização da Cidade", chegou à Creche Municipal Prof.ª Altair Jorge Cardoso, no Residencial Green Grove. A intenção das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semeia) e Educação (Semec) é atuar em conjunto em prol da educação ambiental nas escolas municipais.

"A concretização dessa atividade é muito importante para melhorar o ambiente do entorno da creche. Assim, será possível proporcionar um ambiente mais saudável para as nossas crianças da rede municipal de ensino", destacou o prefeito Alcides Negrão (Chita).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, as crianças da Creche do Residencial Green Grove foram orientadas pela equipe técnica da Semeia e pelos profissionais da creche a plantarem mini-xora e allamanda amarela. "Tudo foi feito com supervisão técnica e com todo o carinho. Os alunos da creche participaram de forma ativa e transformaram esse momento em uma linda atividade de exploração, observação, e manuseio do espaço do jardim", lembrou, ressaltando a importância de construir uma Abaetetuba sustentável.


PROJETO MUNICIPAL
Desde o início de 2019, a Prefeitura vem intensificando o trabalho de plantio de várias espécies de plantas em pontos estratégicos do município por meio da criação do projeto "Arborização da Cidade". "A meta da Semeia é plantar 20 mil mudas até 2020", informou o secretário de meio ambiente.
#MeioAmbiente 20/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura e Ideflor-Bio dão andamento a mais uma etapa para criação de Unidades de Conservação nas ilhas Com o objetivo de fazer o levantamento da fauna e flora das localidades onde serão criadas as Unidades de Conservação (UCs), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) e a Gerência de Biodiversidade do Instituto Ideflor-Bio estiveram nas ilhas de Abaetetuba na última semana (13 a 18 de maio) intensificando o trabalho de mapeamento das áreas.

"Feito por uma equipe multidisciplinar, o levantamento fará parte do Diagnóstico Ambiental necessário para o processo de criação das unidades de conservação da natureza municipal", explicou o prefeito Alcides Negrão (Chita).

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, a criação das UCs é de extrema importância para a manutenção da biodiversidade local e da melhoria da qualidade de vida dos ribeirinhos. "É uma das formas que a Prefeitura encontrou de alcançar a sustentabilidade na relação homem versus natureza", opinou, lembrando que o governo "Trabalhando com o Povo" já implantou em três bairros da cidade o projeto de Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos e deu início, nas ilhas, à segunda etapa do projeto "Catador das Águas".
#MeioAmbiente 09/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura investe em agricultores do "Projeto Comunidades Consorciadas" Ontem, 08, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) estiveram nas comunidades do Murutinga, Arapiranga de Beja e Jarumã para realizar orientação técnica-agronômica aos agricultores que fazem parte do "Projeto Comunidades Consorciadas".

Além do acompanhamento das atividades agrícolas, os técnicos realizaram a demarcação das propriedades para efetivar a inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e doaram sementes de cupuaçu e açaí aos agricultores locais.

"A efetivação do CAR possibilita a regularização ambiental dessas propriedades rurais em termos de diminuição do desmatamento e conservação dos recursos naturais, além de ser uma oportunidade para o agricultor trabalhar e manter-se em sua terra", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena.

De acordo com o prefeito Alcides Negrão (Chita), a doação de sementes aos agricultores familiares fomenta ainda mais a produção agrícola em Abaetetuba, produzindo alimentos mais saudáveis à população e gerando renda para as famílias do campo. "Desse modo, o projeto é muito louvável porque é uma via de promoção do desenvolvimento sustentável no município, pois trabalha não só os aspectos ambientais, mas engloba também os aspectos sociais e econômicos", destacou.
#MeioAmbiente 06/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura realiza várias ações referentes à Semana Municipal do Meio Ambiente Com o tema: “Separando Resíduos, preservando o Meio Ambiente”, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) desenvolveu no decorrer desta semana várias ações importantes para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem, 5 de junho. Desde 2017, o prefeito Alcides Negrão (Chita) criou vários projetos de valorização da sustentabilidade local.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, este ano, a Semana Municipal do Meio Ambiente trabalhou principalmente a coleta seletiva na zona urbana e na ilha Urubueua, além de incentivar o plantio de árvores e trabalhar a sensibilização ambiental da comunidade por meio de palestras educativas.

PROGRAMAÇÃO
Confira abaixo a programação realizada na "Semana do Meio Ambiente 2019":

29/05/2019: Abertura do evento, no CRAS-Algodoal, com a palestra “Cuidados com o Lixo”, voltada a crianças e adolescentes atendidas pelo órgão. A intenção da palestra foi trabalhar a temática ambiental e tornar esse público-alvo multiplicador de informações.

30/05/2019: Panfletagem e sensibilização na área comercial da cidade, com o objetivo de orientar os comerciantes a realizarem a separação de resíduos recicláveis e entregarem à cooperativa de catadores de Abaetetuba para que os referidos materiais recebam a destinação adequada e, assim, o meio ambiente seja preservado.

30/05/2019: Ação da Semeia, Semagri e Semec no Rio Xingu para apresentar os projetos "Catador das Águas" e "Salta-Z". Esses projetos são de extrema importância para a comunidade, pois garante o saneamento rural nas ilhas. Neste mesmo dia as secretarias visitaram as escolas que serão Pontos de Entrega Voluntária de Material Reciclável, para que toda a comunidade ribeirinha possa contribuir com o projeto de coleta seletiva.

30/05/2019: Ação na estrada. Os técnicos da Semeia responsáveis pelo "Projeto Comunidades Consorciadas" estiveram no Itacuruçá e no Murutinga realizando doação de adubo orgânico e acompanhando o desenvolvimento dos pomares locais com o intuito de orientar os agricultores quanto ao controle adequado de pragas e monitoramento da germinação das sementes de cupuaçu e açaí, que serão doadas posteriormente aos trabalhadores rurais.

03/06/2019: Panfletagem no Semáforo da D. Pedro II com Barão do Rio Branco. A Semeia distribuiu aos condutores de veículos material educativo sobre a Coleta Seletiva de Resíduos para que todos conheçam os materiais que estão sendo coletados e assim possam separar os resíduos em casa e contribuir para uma cidade mais limpa e sustentável. Além disso, foram distribuídos informativos sobre os danos da "Poluição Sonora" ao meio ambiente e à saúde humana.

03/06/2019: Plantio do Miriti no Sítio Radini. Essa ação ocorre desde o primeiro Festival do Miriti. É um ato simbólico para chamar a atenção da população quanto à necessidade de plantar e preservar essa palmeira que é a protagonista do nosso festival. O plantio também alerta para a preservação não só do miriti, mas de toda a vegetação nativa que possui um valor inestimável para a harmonia do ecossistema e manutenção da identidade cultural.

04/06/2019: Trote Ecológico no Semáforo da Rodovia Dr. João Miranda, em frente à Praça do Cristo Redentor. A atividade consistiu na distribuição de mudas para os moradores da zona rural de Abaetetuba. O objetivo da ação foi incentivar os moradores a fazerem o plantio de espécies de árvores ornamentais, visando o reflorestamento e o embelezamento local.

04/06/2019: Palestra no IFPA sobre os projetos "Catador das Águas" e "Coleta Seletiva Urbana". A Semeia apresentou aos alunos do IFPA esses dois projetos de coleta seletiva. A atividade foi de suma importância para o desenvolvimento local e para a concretização dos projetos, pois a unidades educacionais são ambientes plurais, que possuem alunos de todas as áreas do município e dessa forma podem multiplicar o conhecimento com outras pessoas.

05/06/2019: Caminhada de Encerramento da Semana Municipal de Meio Ambiente. A ação foi em referência ao Dia Mundial do Meio Ambiente e reuniu alunos de várias escolas municipais e estaduais, além de funcionários das secretarias municipais, Demutran, APAE, Associação do Idosos do Algodoal e Tiro de Guerra. A união da comunidade em prol do meio ambiente é muito importante porque tanto a geração atual quanto a futura precisam de recursos ambientais de qualidade.
#MeioAmbiente 02/05/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeito Alcides Negrão (Chita) e funcionários da Semeia verificam andamento de projetos sustentáveis A secretaria municipal de meio ambiente recebeu na manhã da última terça-feira, 30, a visita do prefeito Alcides Negrão (Chita). Na oportunidade o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, e sua equipe técnica apresentaram ao prefeito o andamento dos projetos desenvolvidos pela Semeia.

"É muito importante o trabalho realizado pela Secretaria de Meio Ambiente em Abaetetuba. Verificamos resultados positivos na coleta seletiva de resíduos sólidos realizada na área urbana e nas ilhas, além de trabalhos voltados para a criação de unidades de conservação, reflorestamento, projetos de apoio à agricultura familiar, entre outros. Isso mostra o comprometimento da gestão municipal com a pasta voltada ao meio ambiente", explicou o prefeito Alcides Negrão (Chita).
#MeioAmbiente 28/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeituras de Abaetetuba e Barcarena se reúnem para discutir Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos Na manhã da última sexta-feira, 26, o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena, participou de uma importante reunião com a secretária de Meio Ambiente de Barcarena, Thayse Aragão, para tratar de assuntos referentes à Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos.

O encontro aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico de Barcarena (Semade) e teve como objetivo principal discutir as experiências de cada município na implantação de planejamento estratégico voltado para as atividades de coleta seletiva em Abaetetuba e Barcarena.

Segundo o secretário de meio ambiente de Abaetetuba, Jairo Vilhena, a troca de experiências entre as secretarias municipais é essencial para contribuir com o desenvolvimento regional, tendo em vista a redução de resíduos despejados de forma incorreta no meio ambiente. "Além disso, a coleta seletiva contribui para a geração de renda às cooperativas envolvidas no processo de triagem dos resíduos sólidos", destacou.

A secretária municipal de meio ambiente de Barcarena, Thayse Aragão, frisou que "o município vem se organizando, nos últimos meses, na conclusão da Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis e irá intensificar as campanhas de educação ambiental em Barcarena para ainda no primeiro semestre deste ano iniciar a coleta seletiva na área urbana da cidade".

COLETA SELETIVA
Em meados de 2018, a Prefeitura de Abaetetuba ativou a Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis, localizada na Rodovia Dr. João Miranda e que há 10 anos estava sem funcionamento.

O espaço atende cerca de 50 catadores de resíduos sólidos e beneficia diversas famílias com a geração de emprego e renda. Em 2018, a Prefeitura de Abaetetuba também iniciou a Coleta Seletiva nos bairros Centro, Algodoal e São Lourenço.
#MeioAmbiente 11/04/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura estende às creches municipais Projeto "Arborização da cidade"
#MeioAmbiente 21/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura intensifica atividades do Projeto "Comunidades Consorciadas" Hoje, 21, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) estiveram na localidade da zona rural do Murutinga para realizar o acompanhamento da evolução de 50 hectares de pimenta do reino, abóbora, maxixe, pepino, cupuaçu, mandioca, cacau, coco, milho e banana, que foram plantadas pelos agricultores da comunidade.

Segundo a Semeia, antes que o projeto alcançasse esse patamar, a secretaria esteve no Murutinga apresentando o projeto e identificando as pessoas que trabalham no sistema de agricultura familiar. "Foi a partir daí que iniciou o processo de regularização ambiental das propriedades inclusas no projeto e a limpeza e preparação (aração e adubação orgânica) das áreas de cultivo", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena.

O objetivo do projeto é justamente aproveitar as áreas já destinadas à agricultura e assim evitar que novos espaços sejam desmatados. O prefeito Alcides Negrão (Chita) explicou que o projeto também visa proporcionar ao agricultor mecanismos para diversificar seus produtos de modo a fornecê-los com qualidade aos consumidores e sem agredir o meio ambiente.
#MeioAmbiente 19/02/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Prefeitura inicia coleta de materiais recicláveis nas ilhas de Abaetetuba Por meio do inédito projeto municipal "Catador das Águas", a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia), e a Associação dos Moradores do Urubueua Cabeceira (Amuca) coletaram hoje, 19, cerca de 7 toneladas de materiais recicláveis das ilhas de Abaetetuba.

O projeto "Catador das Águas" foi criado em 2018 a partir da preocupação da Prefeitura e da comunidade ribeirinha em preservar os recursos naturais da ilha Urubueua. Este ano, outras comunidades ribeirinhas serão beneficiadas com o projeto.

"A Semeia desenvolveu esse projeto de coleta seletiva rural com o objetivo de preservar o meio ambiente e gerar renda para centenas de pessoas por meio da comercialização dos materiais recicláveis", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena.
#MeioAmbiente 04/12/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Conferência municipal discute alternativas para uma Abaetetuba sustentável Propor alternativas para uma Abaetetuba sustentável, que garanta desenvolvimento local com responsabilidade ambiental, de modo a prezar pela qualidade de vida das pessoas e futuras gerações. Esse foi o principal objetivo da “Conferência Municipal do Meio Ambiente”, cuja abertura aconteceu na manhã de ontem, 04, no auditório da igreja Assembleia de Deus, e contou com a presença do prefeito Alcides Negrão (Chita) e do secretário municipal de Meio Ambiente, Jairo Vilhena. O evento segue até hoje, 4, com uma vasta programação que envolve a participação de vários segmentos da sociedade, como representantes do poder público e da sociedade civil.

Conforme o prefeito Alcides Negrão (Chita), a Conferência Municipal de Meio Ambiente é um evento essencial para definir quais são as políticas públicas prioritárias de serem implantadas no município. “É um momento importante de avaliação e definição de metas que conta com a participação de todos. Nós, enquanto poder público, queremos uma cidade sustentável, pois precisamos garantir o desenvolvimento local sem comprometer o meio ambiente. E é isso que temos feito quando implantamos a coleta seletiva de lixo; quando iniciamos, com o governo federal, a construção da Orla de Abaetetuba; quando reativamos e ampliamos a antiga Usina de Lixo, que estava há mais de 10 anos sem funcionar, transformando-a em uma Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis, dentre outras conquistas em prol da sustentabilidade”.
www.abaetetuba.pa.gov.br
Emitido dia 28/03/2024 às 22:06:15