28-NOV-2019

ABAETETUBA REALIZA ENCONTRÃO DE EDUCAÇÃO NO CAMPO

INICIATIVA SOCIALIZA AS EXPERIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE DIFERENTES LOCALIDADES

#Educação POR ALAN 28 DE NOVEMBRO DE 2019
O 8º Encontrão de Educação do Campo, nesta quinta-feira 28, no ginásio Hildo Carvalho, reuniu profissionais da rede municipal de educação, entre professores, pessoal de apoio, gestores e coordenadores. "Essa é uma forma de valorização do nosso profissional que está na região do campo, seja das ilhas, estradas ou ramais de Abaetetuba", destacou a secretária municipal de educação, Socorro Figueiró. Lá estavam representadas 131 escolas de 15 polos das ilhas e estrada de Abaetetuba.
A programação incluiu a apresentação das experiências dos diversos polos. O polo 2 Campompema apresentou uma peça teatral; os polos 3 e 4, Paramajó e Capim, destacaram o tema "Alfabetizar cantando e dançando"; o polo 5 Urucuri abordou "Lendas Ribeirinhas: alfabetizar cantando"; os polos 6 e 7, Maracapucu e Furo Grande, trouxeram o tema "Identidade Ribeirinha e suas diferentes manifestações culturais"; o polo 8 Panacuera apresentou o "Musical em defesa da Amazônia"; o polo 9 Itacuruçá trouxe, através do teatro, a valorização da identidade quilombola; os polos 10 e 11, Beja e Apeí, contaram lendas através de fantoches; os polos 12 e 13, Colônia Nova e Colônia Velha, apresentaram as brincadeiras sobre inteligências múltiplas; e os polos 14, 15 e 16 (Camotim, Pontilhão e Murutinga) destacaram o tema "Bilíngue da música ao mestre com carinho". "Essa culminância de nossos trabalhos em 2019 é um momento ímpar de integração de todos nós que atuamos na educação do campo", afirmou Rogério Cardoso, professor do polo Campompema.
O ginásio Hildo Carvalho se transformou numa grande feira de exposição da gastronomia, artesanato e das manifestações culturais de cada comunidade rural e ribeirinha. "Iniciativas como essa são importantes para que nossos educadores das ilhas e zona rural socializem suas práticas com outras localidades, numa grande interação, onde todos, professores e alunos, saem ganhando", disse o prefeito de Abaetetuba, Alcides Negrão.

Prefeitura de Abaetetuba realiza nebulização contra o mosquito Aedes aegypti em pontos específicos do município

A iniciativa de intensificação de combate ao mosquito é realizada com auxílio de bombas costais motorizadas em um raio de 150 metros

Prefeitura fornece formação sobre prevenção ao suicídio de crianças e adolescentes

O Projeto “Papo Cabeça” foi criado em 2022 e atende instituições escolares nos territórios urbano, rural e ilhas do município de Abaetetuba

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

"JUSTIÇA CLIMÁTICA: PROMOVENDO AÇÕES PARA UM FUTURO RESILIENTE NO TERRITÓRIO DE ABAETETUBA"

“Projeto Pará: Construindo Caminhos para Aprendizagem” na educação pública, em Abaetetuba

Cerca de 450 professores e professoras da rede municipal de educação nas zonas urbana, rural e ilhas serão alcançados pela iniciativa.

#saúdebucal Há 17 dia(s)

Mais Saúde: moradores da Vila de Beja recebem ação itinerante de saúde promovida pela Prefeitura de Abaetetuba.

Ao todo, 16 serviços de prevenção e cuidados de saúde foram ofertados à população.

#OrdemdeServiço Há 18 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba assina ordens de serviços para a construção de sete novas escolas na zona rural e ilhas do muni

Cerca de 262 estudantes das ilhas e zona rural serão beneficiados com os novos prédios escolares.

#FestivalDoMiriti Há 19 dia(s)

Miriti Fest 2024: 20 anos de orgulho e tradição do maior festival cultural de artesanato em miriti do Pará

Ao todo, 40 artesãos participaram diretamente do evento

#FESTIVALGASTRONOMICO Há 24 dia(s)