23-FEV-2024

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola reformada à população

Com essa unidade, a Administração Municipal alcança o marco de cinco escolas reformadas devolvidas à população nos dois primeiros meses deste ano

#Educação POR NATALIA 23 DE FEVEREIRO DE 2024

A população do bairro Francilândia comemorou mais uma conquista para a comunidade. Nesta sexta-feira (23), ocorreu a cerimônia de reinauguração da Escola de Educação Infantil Francilândia Profª Estelina Cardoso Vilhena, que passou por revitalização completa e ampliação. Com a reinauguração da unidade, o Governo Cuidando de Todos contabiliza o número de cinco unidades escolares entregues neste início de ano pelo Governo Municipal de Abaetetuba por meio da Secretaria de Educação em diversos territórios do município.

Na mesa de honra da solenidade de reinauguração estiveram a Prefeita de Abaetetuba, Francineti Carvalho, o Secretário Municipal de Educação, Jefferson Felgueiras, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Aluísio Corrêa, a gestora da unidade, um representante do corpo docente, além do representante dos pais de alunos.

Fundada no ano de 1984, a unidade escolar passou por processo de reconstrução em 2009 e agora recebeu sua segunda revitalização, reforçando o compromisso da gestão municipal com a manutenção dos espaços educacionais. Com a reforma do espaço, a Prefeitura visa proporcionar um ambiente mais qualificado, que impacte diretamente na melhoria do processo de ensino aprendizagem dos 226 alunos matriculados, além de garantir melhores condições de trabalho aos servidores da instituição.

A gestora escolar, Maria José, ressaltou a importância dos investimentos na estrutura do prédio escolar. "Educação é essencial para as crianças e você só faz uma educação de qualidade quando você tem um ambiente de qualidade. Essa escola é referência para o município", destacou.

Em seu discurso, a Prefeita Francineti Carvalho enfatizou o poder da educação na sociedade. "Quando você quer empoderar um povo, você investe na educação" destacou a gestora. "Essa revitalização vem como um fortalecimento do educar, dos processos pedagógicos e das ações direcionadas para a primeira infância", concluiu.

Para o Secretário Municipal de Educação, Jefferson Felgueiras, a entrega da Escola Profª Estelina Cardoso Vilhena foi resultado do trabalho em conjunto. "Um grande movimento educacional que se constitui pela união de forças", ressaltou.

O prédio escolar reformado e ampliado por meio do financiamento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação- FUNDEB, conta com 5 salas de aula, sala de coordenação, direção, professores, secretaria, brinquedoteca, copa cozinha, banheiros, refeitório, depósito, salão de ambientação/recreação e um parque especial para as crianças. Novos mobiliários e equipamentos como centrais de ar-condicionado foram instalados em todos os ambientes, garantindo conforto e bem estar aos alunos e funcionários.

Para Odilene Souza (48), mãe de uma aluna da unidade escolar, o sentimento é de gratidão. "Eu fico muito feliz de saber que minha filha tem uma escola com boa estrutura para aprender, brincar e os professores fazerem um bom trabalho" afirmou.

Outro destaque foi a construção do parque e a reforma da brinquedoteca. "Antes a área era só mato, agora está calçada, tem plantas e brinquedos novos", disse Nandrielly Almeida (27), mãe de uma aluna. "As salas estão todas climatizadas, a brinquedoteca está com pintura nova, azulejos foram trocados", complementou.

As crianças além de se divertirem, abrilhantaram a cerimônia com a apresentação do teatro musical "O Mágico de Oz", encantando a todos e reafirmando a importância de um ambiente escolar que ofereça estrutura e garanta às crianças um ensino de qualidade e a manutenção da vivência da primeira infância.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

#MeioAmbiente Há 9 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 10 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 16 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 19 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 22 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 22 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 23 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 24 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?