28-FEV-2024

Prefeitura lança Planos Municipais para garantia e proteção dos direitos de crianças e adolescentes em Abaetetuba

A elaboração dos documentos foi resultado de trabalho integrado para estabelecer diretrizes e ações pelos direitos de crianças e adolescentes do município.

#DireitodasCriançaseAdolescentes POR NATALIA 28 DE FEVEREIRO DE 2024

Os três planos visam a implantação e monitoramento de políticas para a infância e adolescência em Abaetetuba

Como resultado do trabalho integrado entre organizações governamentais e não governamentais, equipe técnica e sociedade civil, ocorreu nesta quarta-feira (28), no auditório do Júri, no fórum da Comarca de Abaetetuba, a apresentação dos Planos Municipais que visam a execução de ações que garantam os direitos e proteção da criança e adolescente no município.

Na mesa diretiva da solenidade estavam: a Prefeita de Abaetetuba Francineti Carvalho, a Presidente do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente e Secretária Municipal de Assistência, Josiane Baía, a Promotora Adriana Passos, da 3º Promotoria da Justiça de Abaetetuba, a representante da Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente, Daniela Mendes, a representante da Consultoria e formação da elaboração dos planos, Maria Lúcia Garcia, o Secretário Municipal de Educação, Jefferson Felgueiras e Fernando Zacarias, Secretário de Agricultura e Abastecimento do município de Abaetetuba.

Elaborados entre 2022 e 2024, sob a coordeação do Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente, foram apresentados os seguintes documentos: Plano Municipal de Prevenção e Erradicaçãodo Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador; Plano Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes de Abaetetuba; e Plano Mundial pela Primeira Infância de Abaetetuba.

A Prefeita Francineti Carvalho enfatizou a importância da construção coletiva na elaboração dos planos municipais, que terão papel fundamental para implatação e monitoramento das políticas para a infância e adolescência no município.. Os planos foram construídos de forma coletiva com as diversas secretarias da gestão municipal, órgãos não governamentais e sociedade civil", afirmou. A nossa cidade se destaca neste cenário e isso é possível graças ao trabalho integrado que fazemos , complementou.

A Promotora Adriana Passos destacou a importância do trabalho de escuta com crianças e adolescentes. Para realizarmos a elaboração dos planos foi necesário conhecer a realidade local para fazermos o encaminhamento de início meio e fim das ações para enfrentamento de violência sexual e para questões relativas ao trabalho infantil, salientou.

A Professora Maria Lúcia Garcia, consultora técnica da elaboração dos três planos municipais, citou alguns princípios que fundamentam as diretrizes e ações constantes nos documentos. Os planos, de modo geral, foram pautados em alguns princípios que são fazer a criança se entender sujeito com valor a si mesma, respeito à dignidade étnica, cultural, dignidade de gênero e geográfica priorizando ações que garantam os direitos de crianças e adolescentes, ressaltou. 'c9 dever da família, da sociedade civil e do estado se comprometer para que de fato as crianças tenham seus direitos garantidos, acrescentou.

Segundo Josiane Baía, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, os planos municipais elaborados por meio do trabalho em conjunto irão direcionar políticas públicas na área da infância e adolescência durante o período de dez anos, a contar de 2023. A cada seis meses, o comitê de revisão nomeado por meio do decreto municipal N° 074/2022 avaliará as metas com o intuito de identificar quais ações foram efetivadas e realizar ajustes necessários considerando que os planos se dividem em ações de curto, médio e longo prazo, informou.

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

#MeioAmbiente Há 9 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 10 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 16 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 19 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 22 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 22 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 23 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 24 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?