NOTÍCIAS

08-MAR-2024

Biblioteca Municipal retoma aulas do curso gratuito de Redação e Língua Portuguesa

O curso recebe 150 alunos por ano e oferece uma importante oportunidade para desenvolvimento de suas habilidades nas áreas de códigos e linguagens

#Educação POR NATALIA 08 DE MARÇO DE 2024

As aulas têm como foco principal a preparação dos alunos que vão prestar vestibular

Com o fim do período de férias, os estudantes retomam às suas atividades com muita dedicação, sobretudo os que pretendem prestar vestibular. Para contribuir com a formação dos futuros calouros, a Biblioteca Municipal Professora Miguelina Bittencourt de Araújo retomou, na última quarta-feira (6), as aulas do Curdo de Redação e Língua Portuguesa ofretado pela Prefeitura Municipal por meio deste importante espaço dedicado à leitura e ao saber.

As aulas têm como foco principal a preparação dos alunos que pretendem ingressar no Ensino Superior, com atenção especial ao desenvolvimento das habilidades exigidas no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), além de fortalecer a preparação dos alunos pertencentes à comunidades tradicionais para disputarem as vagas do Processo Seletivo Especial, da Universidade Federal do Pará, destinado a indígenas e quilombolas. Entre os alunos estão estudantes de localidades como a Comunidade Quilombola Piratuba e do Rio Itacuruçá.

"O objetivo é oferecer melhores condições de aprendizado para alunos que pretendem prestar vestibular e não têm a possibilidade de pagar um curso de redação e língua portuguesa", informou o Professor Josildo Cardoso. "Além do curso pré-vestibular, a Biblioteca Pública oferece serviços como correção de artigos, monografias e orientações diversas para outras categorias, como os concurseiros", complementou.

Os estudantes inscritos no curso preparatório estão divididos em duas turmas, nos turnos da manhã e da noite. Para outras atividades, como pesquisas, empréstimo de livros e participação em outros projetos, a Biblioteca Pública abre as portas de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 21 horas.

Zenito Maués, de 24 anos, é ex- aluno do curso e atualmente estuda Medicina na Universidade Federal do Pará. Ele foi convidado para dar as boas-vindas aos alunos da turma de 2024 e compartilhar um pouco da sua experiência e falar da importância das atividades da Biblioteca para sua formação. Entusiasmado, ele afirma que o curso de Redação e Língua Portuguesa foi essencial para a realização do sonho de ingressar em uma faculdade e elogia a Prefeitura Municipal por oferecer essa oportunidade aos estudantes abaetetubenses.

"O trabalho do governo na educação não é um desperdício, é um investimento", enfatizou o universitário, que participou das aulas de redação nos anos de 2021 e 2022. O jovem ainda fez questão de deixar uma mensagem de incentivo aos ingressantes do curso. "É muito importante o estudante entender que é preciso se dedicar. Quero servir de incentivo a essas pessoas que têm o sonho de passar no vestibular", concluiu o futuro médico.

O edital oficial do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano, tem divulgação prevista para o dia 21 de março. A aplicação das provas é realizada em dois dias. No primeiro dia serão aplicadas questões de linguagens e ciências humanas, além da redação. No segundo domingo de prova serão questões de ciências da natureza e matemática.

O curso "Redação e Língua Portuguesa" é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Abaetetuba executado por meio da Secretaria de Educação, na Biblioteca Municipal Professora Miguelina Bittencourt de Araújo, As matrículas para as turmas deste ano estão encerradas, porém a biblioteca oferta outros cursos e atividades gratuitas, destinadas a públicos de diversas faixas etárias, além de estar sempre de portas abertas para quem deseja mergulhar no mundo da leitura.

SERVIÇO

Biblioteca Municipal Professora Miguelina Bittencourt de Araújo

Endereço: Av. Dom Pedro II, 1273, Centro

Horário de Funcionamento: 07h30 às 12h e 13h30 às 21h

Texto: Ramon Pinheiro - Ascom/PMA

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 9 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 10 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 16 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 19 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 22 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 22 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 23 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 24 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito