28-MAR-2024

3ª Edição da Feira do Peixe Vivo fortalece atividade aquícola em Abaetetuba

Cerca de três toneladas de pescados, camarões e caranguejos são comercializados durante a ação.

#FeiraDoPeixeVivo POR YASMIN NOGUEIRA 28 DE MARÇO DE 2024

Visando incentivar a piscicultura no município de Abaetetuba, oferecendo aos consumidores produtos de boa procedência a preços acessíveis, o Governo Municipal por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Semagri), promoveu nesta quinta-feira (28), no galpão da Feira Municipal do Produtor Rural, a 3ª edição da Feira do Peixe Vivo.

O movimento por lá começou bem cedo, às 6 horas da manhã, Maria Gomes, de 72 anos, chegou à feira para garantir o pescado do almoço da sexta-feira santa "Nós temos a oportunidade de comprar esse peixe vivo uma vez por ano e saborear esse peixe gostoso na Semana Santa", disse. A consumidora elogiou a faixa de preços dos pescados "Já é o segundo ano que compro aqui, o preço é bom, principalmente, para a população carente e, é importante a gente ajudar também as pessoas que trabalham com criação de peixe", concluiu.

Segundo o responsável pela Semagri, Fernando Zacarias, a Feira do Peixe Vivo é um momento de valorização e fomento da cadeia produtiva do pescado na região. "Uma oportunidade para a população de Abaetetuba ter um local adequado para fazer a compra do peixe vivo com qualidade e preços mais acessíveis", afirmou. "Além disso, ajuda na cadeia produtiva do pescado, tanto dos pescadores artesanais quanto dos criadores de peixe, complementando a economia do município", enfatizou.

Ao todo, 12 piscicultores foram cadastrados pela Semagri para participar do processo de criação e comercialização de aproximadamente 3 toneladas de pescados vivos e congelados, caranguejos e camarões. Durante um ano, a Prefeitura de Abaetetuba oferece suporte técnico necessário para o desenvolvimento da piscicultura com a realização de vistorias dos tanques e orientações técnicas para que os piscicultores cadastrados possam receber a doação de alevinos, além do acompanhamento até chegada hora da despesca e comercialização na Feira do Peixe Vivo.

Para o piscicultor, Benedito Souza, de 27 anos, as vendas foram satisfatórias. "A gente cria durante um ano para quando chegar essa época vendermos juntos com a Prefeitura que apoia a gente". O criador de peixes comercializou cerca de 110 quilos de Tambaqui, uma das principais espécies aquícolas produzidas no Pará.

Outros tipos de pescados também estavam disponíveis, entre os mais vendidos, Pirapitinga, Matrinxã, Tilápia, Tambacu, Filhote, Dourado e o tradicional Mapará. Além dos pescados e frutos-do-mar, foram comercializados 40 litros de açaí. A Feira Municipal do Agricultor Rural manteve sua programação normal durante a realização da ação com vendas de diversos produtos como artesanatos, granjeiras e hortifrutis.

Ainda na Feira do Peixe Vivo, a Secretaria Municipal de Obras distribuiu peixes e kits com temperos, legumes e verduras, garantindo um almoço de Páscoa farto para as famílias de 40 servidores públicos da Semob.

Revisão: Yasmin Nogueira - Ascom/PMA