A comunidade quilombola do Baixo Itacuruçá viveu, nesta terça-feira (18), um momento histórico: a assinatura do contrato que autoriza o início da reforma do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Ribeirinho e Quilombola. O equipamento, que atende aproximadamente 300 famílias por mês e alcança 28 comunidades (sendo 22 quilombolas e 6 ribeirinhas) será completamente revitalizado pela Prefeitura de Abaetetuba, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Durante a cerimônia, a prefeita Francineti Carvalho destacou a relevância da participação dos servidores e moradores. “Peço que vocês acompanhem a obra. Quem vive e trabalha no CRAS conhece melhor a realidade e pode nos ajudar nesse processo.” Ela também reforçou à empresa contratada a importância de priorizar a contratação de mão de obra local, valorizando trabalhadores da própria comunidade.
A obra é financiada com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social e seguirá o projeto aprovado pela Caixa Econômica Federal, responsável também pela fiscalização da execução, juntamente com a equipe técnica municipal. O investimento total é de R$ 293.900, contratado com a empresa A. J. Cardoso Xavier Ltda, vencedora da licitação.
O secretário de Assistência Social, Alex Rocha, salientou o papel essencial do equipamento no território: “Esse é um equipamento fundamental da proteção social básica, que atende crianças, adolescentes, mulheres, idosos e diversos coletivos.”
A reforma tem prazo de até 30 dias para iniciar e previsão de quatro meses de execução. O projeto inclui substituição integral do telhado, nova fachada, revisão estrutural, revitalização dos ambientes internos e adequação dos banheiros para pessoas com deficiência.
“Recebemos a reforma com alegria, porque melhora as condições para atender quem vem todos os dias”, comemora Diliane Ferreira, integrante da Associação dos Remanescentes de Quilombos das Ilhas de Abaetetuba (ARQUIA). “Cada melhoria significa acolher melhor os usuários e as famílias da comunidade.”
No ato, o projeto foi apresentado à população, que teve espaço para diálogo. A equipe técnica esclareceu dúvidas dos moradores, reforçando a participação social na construção de políticas públicas.
Ao final, a prefeita Francineti anunciou que os CRAS Beja, Angélica e São Sebastião também serão reformados em breve, ampliando o plano de reestruturação dos equipamentos de assistência social do município.
Texto: Ramon Pinheiro/ Revisão Naldo Araújo.

