A Prefeitura de Abaetetuba, sob coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou na quinta-feira (21) a nova sede do Programa Melhor em Casa, que oferece atendimento domiciliar a pacientes com necessidades de média e alta complexidade. A entrega fez parte da programação comemorativa dos 130 anos do município.
O serviço leva cuidados especializados diretamente às residências dos usuários, garantindo acolhimento, humanização e qualidade de vida, além de contribuir para a desospitalização e a redução da demanda no sistema de saúde.
Atualmente, o programa acompanha 33 pacientes, sendo 10 em áreas de ilhas e estradas e 23 na zona urbana. O acesso ao serviço é feito por meio de encaminhamentos dos hospitais, quando há necessidade de desospitalização; ou pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que identificam pacientes com perfil para acompanhamento domiciliar. Após o encaminhamento, a equipe realiza uma avaliação detalhada e, se aprovado, o paciente passa a receber assistência contínua no próprio domicílio.
“É um espaço preparado para proporcionar um melhor ambiente de trabalho e acolhimento à população”, destacou Rosa Rodrigues, secretária municipal de Saúde. “Temos uma equipe com 16 profissionais comprometidos, e agora conseguimos oferecer condições adequadas para que desenvolvam suas atividades com mais eficiência e conforto.”
O “Melhor em Casa” conta com duas equipes multidisciplinares formadas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, agente administrativo e um enfermeiro coordenador. Essa estrutura garante um acompanhamento completo e personalizado para cada paciente e seus cuidadores.
“Muitos cuidadores acabam adoecendo com o cansaço da rotina. Aqui, além de tratar o paciente, a equipe também cuida de quem cuida, porque esses familiares merecem amparo”, ressaltou a prefeita Francineti Carvalho. “Este será um lugar onde poderão encontrar apoio, escuta e tranquilidade para enfrentar os desafios do dia a dia”.
O novo espaço foi estruturado para armazenar insumos e equipamentos com segurança, incluindo materiais para fisioterapia e tecnologias para curativos de alta complexidade. Além disso, permite que a equipe organize as visitas domiciliares de forma mais ágil e eficiente.
“A nova estrutura possibilita organizar os materiais e preparar com mais eficiência as visitas domiciliares”, explicou a coordenadora do programa, Josilene Fonseca. “Também criamos um ambiente adequado para acolher pacientes e cuidadores com dignidade.”
A nova sede conta com recepção, sala de reunião, sala de produção, almoxarifado, cozinha, coordenação e banheiro, oferecendo mais conforto e estrutura tanto para a equipe quanto para os usuários. O espaço está localizado na Travessa Frederico da Gama, nº 718, bairro Centro.
Texto: Ramon Pinheiro/ Revisão: Naldo Araújo.