Na quinta-feira (15), foi inaugurado o novo Terminal Ribeirinho de Abaetetuba, no final da Travessa Padre Pimentel, uma via pública que vai até à beira do rio Maratauíra, que banha a cidade. A estrutura, construída com recursos próprios do município, tem como objetivo melhorar o embarque e desembarque de passageiros e mercadorias, oferecendo mais segurança, conforto e acessibilidade à população ribeirinha e urbana do município.
O terminal é resultado de uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Pesca e de Finanças. A nova estrutura conta com rampa e escada em concreto, dois banheiros (masculino e feminino), além de um espaço de espera. O uso do terminal será gratuito e acessível tanto à população quanto aos órgãos de segurança, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Defesa Civil.
Para os usuários frequentes do transporte fluvial, a inauguração representa um avanço significativo. “Era uma beirada toda quebrada, toda empandalhada. , relata Areonino Barros, de 71 anos, morador do Rio Acaraqui. “Hoje a gente já vê uma diferença muito grande, mais liberdade, mais segurança”.
A reconstrução do espaço foi um desafio devido à precariedade da estrutura anterior, de acordo com o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Pecuária e Pesca, Fernando Zacarias. Ele destacou a relevância do terminal para o cotidiano da população que depende do transporte fluvial. “Sabemos a importância que uma estrutura como essa tem para o município. É um ponto de acesso essencial para moradores das ilhas e para o escoamento de produtos.”
A prefeita Francineti Carvalho ressaltou que, apesar dos recursos limitados, o terminal foi planejado para oferecer dignidade aos usuários. “A estrutura oferece um espaço de espera, banheiros e condições básicas de acolhimento”. E não esqueceu que foi um terminal construído para atender a todos, indistintamente: “É fundamental garantir que idosos, crianças e demais moradores das ilhas tenham acesso seguro e adequado ao centro urbano.”
Texto: Ramon Pinheiro- Ascom/PMA.