A Prefeitura de Abaetetuba, numa ação coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Obras e Viação, inaugurou na manhã deste sábado (16), o novo espaço do Programa PET+ Saúde e Proteção Animal. A obra, realizada com recursos próprios, representa um importante avanço para a saúde animal e o bem-estar da população.
Criado em 2023, o programa nasceu da ampliação de ações iniciadas em 2021, quando os atendimentos ocorriam de forma itinerante em praças, ilhas e comunidades rurais. Com a implantação de um espaço físico em 2023, os serviços ganharam mais estrutura e organização. Agora, com essa nova unidade, o programa passa a oferecer consultórios, sala de esterilização e recepção, aumentando a capacidade de atendimento e proporcionando mais conforto a tutores e animais.
O novo espaço está localizado no Ramal Manoel de Abreu, nº 1756, bairro Mutirão, oferecendo fácil acesso para moradores da sede do município, das estradas e das ilhas.
“Esse programa vai possibilitar um atendimento ainda maior, com profissionais mais capacitados”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Sereni. “Inicialmente, o público era formado por beneficiários de programas sociais, mas hoje qualquer morador de Abaetetuba pode acessar os serviços. Basta procurar o programa.”
Desde o início das atividades, aproximadamente 5 mil animais já foram atendidos. A equipe atual é composta por quatro médicas veterinárias, um biólogo, uma técnica de enfermagem e uma administradora, todos comprometidos em oferecer um atendimento acessível e de qualidade à população.
“O programa é muito importante para que as pessoas, especialmente as de baixa renda, possam contar com serviços gratuitos”, explicou a médica veterinária Mayra Abreu, ao destacar o papel essencial da iniciativa na democratização do acesso aos cuidados veterinários. “Aqui realizamos consultas sem custo e, sempre que necessário, disponibilizamos medicações após a avaliação dos animais.”
“Esse espaço é de suma importância para as comunidades do município”, salientou a tutora Érica Pantoja, moradora do bairro Mutirão. “A estrutura é aconchegante, acessível e nos dá todo o apoio para trazer nossos animais e garantir os cuidados de que eles necessitam.”
O atendimento funciona de segunda a sexta-feira. De 8h às 12h, são realizadas consultas e avaliações mediante agendamento pelo número (91) 98422-9926. À tarde, são feitos procedimentos como castrações e pequenos tratamentos, destinados tanto a animais resgatados para adoção quanto àqueles que, levados ao PET+ por seus tutores e, após avaliação, recebem indicação para cirurgia.
Texto: Ramon Pinheiro/ Revisão Textual: Naldo Araújo.