Onze municípios estiveram representados no seminário realizado para tratar da implantação do Programa Territórios Empreendedores na região do Baixo Tocantins.
Na tarde de ontem (20), lideranças políticas, representantes do setor empresarial e sociedade em geral participaram do Seminário “Sebrae, Parceiros e o Território”, realizado no município de Barcarena. O encontro teve como objetivo apresentar a estratégia “Territórios Empreendedores”, a qual visa estabelecer uma cooperação entre os municípios para fortalecer o empreendedorismo e promover o desenvolvimento econômico e sustentável.
A metodologia, desenvolvida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas no Pará (Sebrae/Pa), propõe a cooperação regional por meio do agrupamento de lideranças dos diversos municípios, para juntos pensarem estratégias que possam colaborar para a expansão das potencialidades, de acordo com as particularidades de cada localidade.
Domingas Ribeiro, diretora técnica do Sebrae no Pará destacou a importância de ouvir as lideranças e comunidade em geral. “Nós iremos escutar a comunidade e os líderes parceiros e, juntos, vamos identificar o que precisamos para trabalharmos no desenvolvimento dos municípios. A população só tem a ganhar, sobretudo na geração de emprego e renda”, afirmou.
O Baixo Tocantins é a quarta região a receber a iniciativa liderada pelo Sebrae/ Pa. Participaram do encontro representantes de Abaetetuba, Acará, Baião, Barcarena, Cametá,Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia. “A presença de Abaetetuba neste evento só fortalece mais ainda a parceria consolidada da Prefeitura com o Sebrae”, ressaltou Domingas Ribeiro.
“É muito importante que os municípios da região do Baixo Tocantins discutam alternativas para fortalecer o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável da nossa região” destacou a Prefeita do município de Abaetetuba, Francineti Carvalho.
O Programa Territórios Empreendedores surge como desdobramento do Programa Lider – Liderança para Desenvolvimento Regional, o qual já trabalhava o estímulo ao alinhamento das demandas no plano regional, com foco na criação de um ambiente favorável aos pequenos negócios para o desenvolvimento regional e sustentável . Ao todo, a iniciativa já impactou positivamente mais de 800 municípios brasileiros com a parceria entre Setor público, executivo e legislativo na criação de estratégias de desenvolvimento em grupo.
Desenvolvido em três fases, o processo de implantação da estratégia inicia com a apresentação para as lideranças municipais. Em seguida, ocorre a mobilização das lideranças e cronogramas de agendas para discutir e definir as ações a serem realizadas durante a aplicação da parceria dos municípios e Sebrae. Por fim, ocorre a fase da transformação, na qual são definidas as prioridades de atuação e são fechadas as parcerias que ajudarão a colocar em prática as ações definidas.
Na ocasião, também foi realizada palestra sobre o tema “Territórios Empreendedores” com Arnaldo Júnior Farias, Professor e Consultor nas áreas de Políticas Públicas na qual foram mostrados exemplos de regiões onde a implantação do programa gerou impacto positivo na geração de emprego e renda.
Texto: Ramon Pinheiro – ASCOM/PMA