A comunidade do Rio Costa Maratauíra celebrou, nesta sexta-feira (28), a reinauguração da EMEIF Nossa Senhora de Nazaré, um marco importante para a educação local. A escola, que atende alunos das margens do rio e de áreas próximas, passou por uma reforma completa realizada pela Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Além das melhorias estruturais na unidade de ensino, duas novas pontes em alvenaria foram construídas, facilitando o acesso dos estudantes e moradores.
Para a prefeita Francineti Carvalho, a entrega da escola representa mais do que uma melhoria na estrutura física: “É para isso que a gente luta. Para que a educação seja um lugar de empoderamento, de transformação social. Trabalhamos para que as crianças possam ter cidadania agora, não só no futuro. Isso nos deixa felizes.”
A professora Maria dos Remédios destacou a importância da obra para a comunidade escolar: “Nós queremos muito agradecer. Estamos muito satisfeitos, porque em uma época dessa de inverno, a nossa escola estava toda aberta. Muito obrigada.”
A revitalização da escola envolveu um conjunto de melhorias, incluindo pintura geral, troca de piso, instalação de forro, construção de telhado, rede elétrica completa, banheiros adaptados, reforma das salas de aula e do laboratório de informática, garantindo um ambiente mais confortável e seguro para alunos e profissionais.
Além das reformas estruturais, a unidade foi equipada com novos mobiliários, como carteiras, quadros brancos, ventiladores, computadores, mesas, armários, bebedouro, fogão e utensílios de cozinha.
A comunidade agradeceu o empenho da gestão municipal e dos profissionais envolvidos no processo. Para a mãe Giovanna Cunha, a palavra que define esse momento é gratidão: “Em nome de todos os pais, eu agradeço ao nosso diretor, que foi incansável na busca por melhores condições, e também à prefeitura por essa reforma.”
Atualmente, a EMEIF Nossa Senhora de Nazaré funciona no turno da manhã, oferecendo Educação Infantil e Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) para um total de 33 alunos.
Texto: Ramon Pinheiro- Ascom/PMA.