A iniciativa promove consultas veterinárias, vacinação e orientações para seis comunidades rurais de Abaetetuba
Entre os dias 20 e 24 de janeiro, a Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semeia), levou a Ação Pet Itinerante a seis comunidades quilombolas do município, oferecendo uma série de serviços gratuitos para cães e gatos. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a saúde e o bem-estar animal.
Na última terça-feira (21), a equipe técnica da Semeia esteve no Quilombo Santa Luzia do Bom Prazer, próximo ao Ramal Caeté, realizando consultas veterinárias, vacinação antirrábica, distribuição de medicamentos e orientações. Desde 2021, cerca de 129 comunidades e mais de 2.900 animais já foram atendidos pela ação.
O pequeno Jorel, um cachorro de 2 anos, foi uma das estrelas da ação. Ele recebeu o “serviço completo”: teve as unhas cortadas, foi vacinado contra a raiva e tratado para sarna. Seus companheiros, Batatinha, Peludinho e Chocolate, também passaram por consultas, receberam vacinas e muito carinho dos tutores e da equipe veterinária.
Para Vítor Rodrigues, tutor de Jorel, a ação foi essencial: “Temos dificuldade de levar nossos cães até Abaetetuba, principalmente por causa do transporte. Essa iniciativa foi muito importante. O Jorel nunca tinha cortado as unhas antes e, agora, com as orientações, vou cuidar melhor dele e dos outros três.”
A veterinária Mayra Abreu, explicou a importância dessas ações em áreas rurais: “Muitos dos animais atendidos nunca tiveram acesso a um veterinário ou a medicações básicas, como vermífugos. Nessas comunidades, é comum encontrarmos problemas como dermatites, parasitas externos (pulgas e carrapatos) e internos (verminoses). Durante a ação, fornecemos medicamentos e orientamos os tutores sobre cuidados básicos, como banhos regulares, alimentação adequada e uso contínuo de ração.”
O secretário de Meio Ambiente, Raphael Sereni, destacou o impacto positivo da Ação Pet Itinerante: “Nosso objetivo é garantir a saúde e o bem-estar dos animais das comunidades mais distantes. Com essa ação, conseguimos levar serviços essenciais, como vacinação, consultas e orientações, sempre com o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos pets e de suas famílias em todo o município.”
Texto: Ramon Pinheiro- Ascom/PMA