A Prefeitura de Abaetetuba, numa iniciativa coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizou o “Pet Itinerante”, como parte do Abril Laranja, o mês dedicado à proteção e cuidados com os animais.
A ação, na Praça da Bandeira, ofereceu uma série de serviços gratuitos, como consultas veterinárias, triagem básica, vacinação antirrábica e orientações sobre alimentação e cuidados. “É essencial que os tutores aproveitem essas campanhas para identificar doenças antes que se tornem irreversíveis”, orientou a veterinária Marlyse Mendes. Sobre as avaliações para identificar doenças precocemente, prevenindo problemas graves, ela explica: “É essencial garantir uma alimentação adequada, seja com ração de qualidade ou alimentação natural balanceada, além de manter a hidratação e fazer a vermifugação regularmente, além de dar banhos frequentes e usar antiparasitários.” Marlyse enfatizou a necessidade de manter as vacinas em dia, especialmente a antirrábica, para garantir a proteção dos animais.
A programação incluiu atendimentos clínicos, mini palestras, rodas de conversa sobre a responsabilidade dos tutores, sessão de fotos no estúdio pet e sorteio de brindes .“É ótimo ver a Prefeitura se importando com a comunidade pet e oferecendo esses cuidados para que possamos cuidar melhor dos nossos animais.”, disse Luan Neves, tutor de Thanos, um pitbull de 1 ano e 4 meses. “Queremos assegurar que nossos pets tenham uma vida saudável e que todos os tutores possam acessar esses serviços públicos voltados para o bem-estar animal”, informou o secretário municipal de Meio Ambiente, Raphael Sereni, explicou que o objetivo da ação é garantir que todos os animais da cidade tenham acesso a A ação também integra o programa Pet+, que leva atendimentos gratuitos para bairros, áreas rurais e ribeirinhas de Abaetetuba, facilitando o acesso aos serviços veterinários.
Texto: Ramon Pinheiro – Ascom/PMA.