A Prefeitura de Abaetetuba deu início, nesta segunda-feira 25, às atividades preparatórias da 4ª edição da Caravana da Cidadania 2025, projeto que promove o acesso a serviços públicos, cidadania, educação, saúde, meio ambiente e cultura para populações ribeirinhas e áreas rurais mais afastadas. A iniciativa, organizada pelas Secretarias Municipais de Administração e de Meio Ambiente, contempla diversas localidades e segue com programação até a culminância do evento, marcada para os dias 13 e 14 de setembro, na comunidade Maracapucu São José.
Na EMEIF Thomaz Lourenço Negrão, na comunidade Santa Maria, aproximadamente 60 alunos participaram de atividades educativas durante a manhã. As ações incluíram palestras sobre bullying, conduzida pela equipe de arte-educadores da Praça do CEU, e trânsito fluvial, orientada pela equipe de Educação no Trânsito do DMTTM.
A estudante Manuella da Silva, de 12 anos, compartilhou o que aprendeu na palestra sobre bullying: “Aprendi hoje que a gente não pode julgar as pessoas pelos defeitos delas. Tem que respeitar a cultura uns dos outros e pensar antes de julgar o próximo. A palestra foi muito importante para a nossa vida.”
Além das atividades para os alunos, à tarde foi realizada uma roda de conversa com 45 moradores, em sua maioria mulheres, para tratar de direitos do consumidor. Durante a ação, a equipe do PROCON tirou dúvidas da comunidade, e a Casa do Empreendedor apresentou o trabalho desenvolvido pelo departamento no município. O órgão retornará à região nos dias 5 e 13 de setembro para ministrar palestras sobre empreendedorismo e oferecer capacitações gratuitas.
Para a moradora Juliete Carneiro, a iniciativa aproxima os serviços públicos da população ribeirinha e garante mais autonomia: “É muito importante essas orientações sobre nossos direitos de consumidor, porque muitas pessoas aqui não têm o conhecimento adequado. Agradecemos demais essa oportunidade.”
A arte-educadora Áurea Santana, do CEU, destacou que a Caravana vai além da oferta de serviços, promovendo também educação, inclusão e conscientização:“O objetivo é levar educação, esporte, meio ambiente, arte e serviços de saúde para a população ribeirinha. Trabalhamos temas importantes para que crianças, adultos e idosos compreendam o valor da educação e da preservação do meio ambiente na vida de todos.”
A primeira etapa das atividades preparatórias segue até o dia 28 de agosto. Entre os destaques estão Oficina de Ritmos Paraenses (Carimbó) e Teatro nas escolas Padre Mário Lanciotti e Palmar; oficina de Bolsas na comunidade Assacueira; palestra sobre o ECA na Escola Bom Jesus;
e mais uma edição da palestra sobre bullying na Escola Sagrado Coração de Jesus.
A 4ª edição da Caravana da Cidadania deve beneficiar aproximadamente 800 famílias de nove comunidades ribeirinhas. Com serviços gratuitos de cidadania, oficinas, atendimentos de saúde, palestras, ações culturais e entregas de obras fundamentadas nas demandas apresentadas pelos moradores, em momentos de escuta realizados nos três meses que antecederam a caravana, o projeto fortalece o vínculo entre a gestão municipal e a população, garantindo maior acesso à cidadania e à inclusão social.
Texto: Ramon Pinheiro/ Revisão: Naldo Araújo.