O bairro de São Sebastião recebeu com festa o Centro de Artes e Esportes Unificados, totalmente revitalizado, num trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Abaetetuba.
Inaugurado em 2014, o CEU vem, desde então, cumprindo o papel de transformação social. Agora, ainda mais estruturado. A área externa, a Praça das Artes, passou por várias melhorias na quadra de esportes (com nova pintura e alambrado), além da inclusão de uma academia ao ar livre, brinquedos e paisagismo. O local ficou mais bonito e mais seguro, com a instalação de câmeras de monitoramento. Foram instalados, ainda, um poço artesiano e uma caixa d’água.
O prédio, onde funcionam vários projetos sociais, recebeu pintura e grafitagem das salas de leitura e informática. O cine CEU foi totalmente reformado.
A reinauguração foi marcada por uma programação diversificada, incluindo apresentações dos projetos artísticas e esportivas. Integrantes dos projetos como “Vida Ativa na Melhor Idade” e “Jovens Celestiais no Esporte” receberam uniformes e novos equipamentos. Crianças, jovens e idosos mostraram com entusiasmo os resultados dos projetos que frequentam, demonstrando na prática o impacto do CEU em suas vidas.
O CEU atende, atualmente, mais de 400 pessoas, com aproximadamente dois mil atendimentos por ano. As atividades incluem música, dança, teatro, informática, esportes, educação ambiental e reforço escolar. O espaço também acolhe projetos em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos, o CAPS-AD e o Projeto Brincando de Miriti, estendendo seu alcance a públicos em situação de vulnerabilidade.
“São Sebastião merecia esse reconhecimento. O CEU trouxe dignidade e novas oportunidades para quem vive aqui”, declarou Jorge Pará, diretor do CEU. “O espaço representa uma virada de página para o bairro, antes marcado pela violência e hoje referência de transformação social.”
“É emocionante ver que crianças que um dia estiveram em situação de risco hoje brilham nos palcos, nas quadras e nas salas do CEU, disse Jacilene Negrão, secretária de Administração. “O caminho delas é o da paz, da cultura e da educação.”
A reinauguração contou com a presença da comunidade, além de autoridades políticas, representantes do poder legislativo, lideranças comunitárias, estudantes, servidores públicos e representantes de órgãos de segurança.
“Aqui temos saúde mental, arte, esporte, leitura e, principalmente, escolhas”, declarou a prefeita Francineti Carvalho. “Escolhas que impactam na redução da evasão escolar, no combate à depressão entre idosos, no fortalecimento de vínculos comunitários. Isso é mais do que gestão, é transformação”.
A cerimônia foi marcada, ainda, do ato simbólico de plantio de uma muda em homenagem ao Papa Francisco.
Texto: Ramon Pinheiro – Ascom/PMA.