Com o tema “Desacelere: seu bem maior é a vida!”, cerca de 30 crianças participaram, na manhã desta terça-feira (20), de uma ação educativa no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no bairro São Sebastião. A atividade integrou a programação da campanha Maio Amarelo e foi promovida pela Prefeitura de Abaetetuba, por meio da Secretaria Municipal de Administração, com coordenação do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte de Mobilidade (DMTTM), a convite da equipe do CEU.
Durante a atividade, as crianças participaram de uma programação lúdica e educativa, com brincadeiras, música e palestra sobre as principais regras de trânsito. Como parte do aprendizado, elas foram nomeadas “fiscais de trânsito da família”, recebendo certificados e kits com materiais educativos. A ideia é que levem o conhecimento adquirido para dentro de casa e se tornem multiplicadoras da mensagem de um trânsito mais seguro.
A coordenadora de educação para o trânsito, Rosilene Sardinha, destacou a importância de envolver as crianças no processo de educação para o trânsito.“O objetivo dessa ação é levar a educação para o trânsito com as crianças, porque elas são fundamentais. A gente precisa educar as crianças em casa para que elas passem isso para os pais, levando respeito e responsabilidade. O Maio Amarelo reforça essa mensagem: desacelerar é valorizar a vida.”
A aluna Ellen Cristina Ribeiro Silva, de 10 anos, falou com entusiasmo sobre a experiência: “Gostei porque é muito legal e a gente aprende sobre o trânsito. Aprendi os sinais, como parar, como seguir, como identificar as placas. E eu vou falar com meu pai e minha mãe, porque o meu pai é mototaxista e ele também precisa aprender.”
A mãe da pequena Ellen, Gabriela Ribeiro, também aprovou a iniciativa: “Eu acho ótimo. As crianças vão crescendo já sabendo o que é certo e errado na hora de estar na rua. Isso faz muita diferença.”
O diretor do CEU, Jorge Pará, reforçou que a ação tem um papel importante não só na formação das crianças, mas também na sensibilização das famílias.“O Maio Amarelo é esse momento de conscientização. Ao convidarmos o DMTTM para essa parceria, pensamos justamente em trazer essa reflexão para dentro do CEU. Muitos pais que frequentam o espaço ainda cometem infrações, como andar sem capacete. As crianças serão esse canal de diálogo em casa.”
A ação educativa continua no período da tarde, envolvendo outras crianças atendidas pelo CEU, e, segundo Rosilene Sardinha, a proposta é levar as atividades para todas as escolas da rede municipal de ensino de Abaetetuba ao longo da campanha.
Sobre o Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. A cor amarela simboliza atenção e advertência no trânsito e é usada para lembrar que é preciso agir com responsabilidade para preservar vidas. Neste mês, instituições públicas e privadas se mobilizam em campanhas educativas para alertar sobre o impacto de comportamentos inseguros nas vias. Em 2025, o tema da campanha é um convite direto à reflexão: “Desacelere: seu bem maior é a vida!”
Texto: Ramon Pinheiro – Ascom/PMA.