A Prefeitura de Abaetetuba promoveu uma palestra educativa sobre segurança no trânsito. A atividade, coordenada pelo Departamento Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (DMTTM), foi direcionada a 60 profissionais da empresa Amper, que atua no município na área de manutenção elétrica.
O encontro teve como objetivo reforçar boas práticas de direção defensiva e prevenção de acidentes. “A nossa ação de hoje na Amper Elinsa leva justamente esse projeto de segurança no trânsito em parceria com as empresas”, explicou Rosilene Sardinha, coordenadora de Educação no Trânsito do município. “Agosto é voltado à conscientização dentro das empresas, incentivando o uso do capacete, do cinto de segurança e o respeito às regras de trânsito”.
“É muito bom pra gente, né? Às vezes, num deslize, a gente acaba esquecendo da segurança, que é o mais importante”, avaliou o eletricista Peterson Maia, que destacou a importância da palestra para quem passa o dia nas ruas. “A gente espera que venham outras palestras como essa, porque é necessário, principalmente pra gente que tá sempre em trânsito”.
“É importante trazer esse movimento aqui pra dentro”, afirmou Anderson Marques, executivo regional da empresa. “A gente já vem fazendo um trabalho de conscientização e hoje estamos com 96 dias sem acidentes desde a nossa chegada em Abaetetuba. Então, essa palestra vem reforçar ainda mais esse cuidado com os nossos colaboradores”.
Durante a palestra, o agente de trânsito Victor Kallegary chamou atenção para o fator humano nos acidentes e o impacto das pequenas escolhas ao volante. “Não obedecer às normas de trânsito ou ignorar sinalizações pode ser a diferença entre a vida e a morte”, alertou. Ao abordar os dados mais recentes, ele destacou que “segundo o Painel Nacional de Acidentes de Trânsito (PenaTrans), mais de 225 mil sinistros aconteceram por falta de atenção, e em grande parte desses casos o uso do celular ao dirigir foi determinante”.
A ação integra o programa “Segurança no Trânsito em Parceria com Empresas”, que já atendeu cinco segmentos diferentes desde o início do ano. O projeto segue à disposição de outras empresas interessadas em aderir à campanha.
Texto: Ramon Pinheiro/ Revisão: Naldo Araújo.