A Prefeitura de Abaetetuba reinaugurou, no domingo (25), o Posto de Saúde do Rio Doce, localizado em uma das 72 ilhas do município. A unidade conta, agora, com uma Equipe de Saúde da Família Ribeirinha (ESF), ampliando os serviços prestados à população do território das águas. Entre os atendimentos oferecidos estão consultas médicas regulares, vacinação, ações de promoção à saúde e acompanhamento contínuo das famílias. Essa nova fase marca a primeira grande reforma do posto desde sua inauguração, em 2003.
A reforma, realizada sob supervisão da Secretaria Municipal de Saúde, incluiu melhorias no telhado e nos sistemas hidráulico, elétrico e de esgoto; além de pintura interna e externa, instalação de forro novo, construção de ponte coberta, abrigo para motor gerador, torre para caixa d’água e calçada externa.
Nessa nova fase, o posto passa a oferecer atendimento regular por uma equipe composta por médico, enfermeira, técnica de enfermagem e cinco agentes comunitários de saúde. A unidade cobrirá as localidades do Rio Doce, Rio da Prata, Prainha, Costa Prainha, Furo dos Carecas e Coqueiro, beneficiando 1.668 pessoas cadastradas.
Antes da reforma, os serviços eram limitados a procedimentos básicos e atendimentos emergenciais realizados por uma única profissional de enfermagem. Com a chegada da ESF Ribeirinha, passam a ser oferecidos, também, atendimentos de rotina, pré-natal, vacinação, controle de doenças crônicas e ações educativas.
“Agora, com a chegada de novos profissionais, poderemos oferecer mais serviços e cuidar melhor da comunidade que depende desta unidade”, relata a técnica de enfermagem Josilene Martins, que atua há mais de duas décadas na unidade. A agente comunitária de saúde Rosinilda Gonçalves também ressaltou os impactos positivos da mudança: “Antes, o atendimento médico só vinha de dois em dois meses. Agora teremos atendimentos toda semana, o que melhora bastante o cuidado com a população das ilhas.”
“Antes, quando a gente precisava de médico ou remédio, tinha que ir pra cidade”, conta a lavradora Maria do Socorro Leal, moradora do Rio da Prata. “Agora vai ter atendimento aqui mesmo, o que facilita muito a nossa vida”
O Posto de Saúde do Rio Doce foi implantado originalmente em 2003, por meio de convênio com o Ministério da Saúde. O objetivo é garantir acesso à saúde pelas comunidades das ilhas. A reinauguração marca uma nova etapa na assistência primária na região ribeirinha de Abaetetuba. “A reinauguração representa um avanço na consolidação da atenção básica nas áreas rurais e ribeirinhas do município, com foco na descentralização dos serviços e no fortalecimento do cuidado territorializado”, comemora a secretária de saúde Rosa Rodrigues.
Texto: Ramon Pinheiro / Revisão de texto: Naldo Araújo.