A comunidade quilombola São João Batista, no ramal Maringá, zona rural de Abaetetuba, vive um novo momento especial com a inauguração da Praça Rural e da Arena Esportiva, realizada nesta quinta-feira (20). Construídas em pontos estratégicos, as obras se somam a outros equipamentos sociais já presentes no território: escola, posto de saúde e centro comunitário, transformando o local em um verdadeiro complexo de educação, saúde, esporte e lazer.
“Essa pracinha e essa arena vieram pra melhorar nossa comunidade”, afirmou Lucivaldo da Costa, coordenador do conselho comunitário da São João Batista. “Agradeço à gestão, que vem nos ajudando a mudar a cara da nossa comunidade: construiu escola, reconstruiu nosso posto de saúde, revitalizou o centro comunitário e agora entrega esses novos espaços, que trazem mais dignidade, principalmente para nossas crianças.”
A nova praça oferece mais que um espaço de convivência. O ambiente foi pensado para o bem-estar de toda a comunidade, com bancos em concreto, paisagismo com áreas verdes, parque infantil com playground e uma academia ao ar livre. Ao lado, a arena esportiva amplia as possibilidades de lazer e promove a integração social entre jovens, crianças e famílias da região.
O projeto é resultado de uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), em parceria com a Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria de Obras (Semob) e a administração municipal. A entrega reafirma a proposta da prefeitura de integrar desenvolvimento rural com bem-estar social.
“Hoje estamos aqui com o coração cheio de alegria, cumprindo nosso dever enquanto gestão, trazendo não só projetos produtivos, mas também oportunidades de lazer e convivência para as comunidades rurais”, declarou Fernando Zacarias, secretário de Agricultura. “É um espaço onde nossas crianças, nossos jovens e até o produtor rural, que labuta o dia inteiro, podem viver momentos de tranquilidade, de encontro, com dignidade e pertencimento.”
Em 2023, a comunidade já havia recebido a Escola Municipal São João Batista, construída com apoio do Consulado Japonês. A unidade escolar oferece condições adequadas de ensino para, aproxidamente, 250 alunos da comunidade e regiões vizinhas. No mesmo período, a prefeitura também entregou a reforma do posto de saúde e do centro comunitário.
Texto: Ramon Pinheiro/ Revisão: Naldo Araújo.