O bairro de São Sebastião recebeu com festa, na sexta-feira (11), a creche municipal Manoel Rodrigues Negrão totalmente revitalizada. A unidade, que atende 291 crianças de 0 a 3 anos, recebeu pintura geral, reformas hidráulica e elétrica, revitalização do telhado, além de melhorias na cozinha, banheiros, salas de atividade e estacionamento. E mais: novos mobiliários, eletrodomésticos e sistemas de climatização, garantindo mais conforto para os alunos e para os 82 profissionais da instituição.
Esse dia especial contou com a presença de autoridades e de toda a comunidade escolar. “Estamos revitalizando todas as unidades do município para garantir um atendimento mais humanizado, acolhedor e justo”, informou Jefferson Felgueiras, secretário municipal de educação. “Todas as creches terão esse mesmo cuidado, porque todas têm o mesmo valor”.
Esse entusiasmo foi demonstrado por mães como a dona de casa Karina Coelho: “Me sinto feliz em deixar meus dois filhos num lugar tão bem cuidado. A creche sempre foi boa, mas agora está 100% melhor. Agradeço a todos que fizeram isso possível”. “Nosso espaço está todo climatizado, equipado, seguro e bonito. Isso transforma o nosso dia a dia, impacta o trabalho dos profissionais e, principalmente, o desenvolvimento das nossas crianças”, afirma a diretora da creche, Lílian Nunes.
A creche é, ainda, um espaço de inclusão. “É o primeiro ano do meu filho e eu tenho muita expectativa com essa estrutura nova, principalmente para ele socializar e ser acolhido”, comemora Emilene Ferreira, mãe do Kallel, de 3 anos, diagnosticado com autismo. “A creche está linda, colorida, aconchegante, e isso faz toda a diferença para uma criança autista.”
Essa é a primeira das sete creches municipais que foram ou estão sendo reformadas pela Prefeitura de Abaetetuba, reafirmando o compromisso do governo municipal com a educação de qualidade e o cuidado com a primeira infância. “Todas as creches do modelo Pró-Infância foram reformadas, a revitalização das creches é uma forma concreta de cuidar das nossas crianças e apoiar as famílias que precisam desse equipamento”, informa a prefeita Francineti Carvalho.
Essa creche tem uma história simbólica para a cidade. Inaugurada originalmente em 2015, foi construída em um terreno doado pelo senhor Eloy da Silva Cardoso, o “Seu Loca”. O nome da unidade homenageia Manoel Negrão Rodrigues, o “Seu Gudo”, figura respeitada na comunidade do Rio Maracapucu por sua generosidade e serviços prestados.
Com turmas em regime parcial e integral, a creche atende famílias dos bairros São Sebastião, Santa Rosa, Algodoal, Cristo Redentor e áreas próximas. A unidade conta com nova estrutura e equipe capacitada, oferecendo um ambiente voltado ao desenvolvimento e à aprendizagem na primeira infância.
Texto: Ramon Pinheiro- Ascom/ PMA.