A manhã desta quarta-feira (26) foi marcada por mais uma celebração da cidadania em Abaetetuba. No Ginásio Municipal Hildo Carvalho, 365 alunos do 5º ano de seis escolas públicas municipais (São José, Pedro Ferreira Costa, CEPAL – Centro Educacional Acendendo as Luzes, Maria do Carmo Araújo de Beja, Vicente Maués e Francisco Leite Lopes) participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).
A iniciativa é resultado da parceria entre a Prefeitura de Abaetetuba e o 31º Batalhão da Polícia Militar do Pará, que, ano após ano, forma crianças preparadas para atuar como multiplicadoras da prevenção às drogas e à cultura de paz.
A preparação do PROERD inclui um curso de quatro meses (com 10 lições ministradas por policiais militares voluntários), baseado na chamada “Tríade do PROERD”: escola, polícia e família. O objetivo é ensinar aos jovens a reconhecer pressões externas, fortalecer a autoestima, resistir ao bullying e recusar o uso de drogas.
Durante a formatura, os estudantes que se destacaram nas redações foram premiados com bicicletas. Outros alunos foram contemplados com fones de ouvido, kits escolares e mochilas, incentivando o empenho e valorizando os resultados conquistados.
“É uma estratégia de transformação que precisa ser incorporada ao cotidiano escolar e familiar”, declarou o secretário de educação Jefferson Felgueiras. “Os ensinamentos serão valiosos se a gente der exemplo em casa.” O secretário de de educação também elogiou a atuação da PM nas instituições de ensino: “A Polícia Militar não atua só na repressão: traz educação, e nossas escolas precisam estar socialmente preparadas para enfrentar os desafios.”
“Aprendi muitas coisas importantes, como me defender contra as drogas, contra pessoas más, e ainda sobre bullying virtual e sexual”, revelou Anthony Leal, aluno de 10 anos ao relatar os ensinamentos adquiridos no curso. “Precisamos desses conhecimentos para construirmos uma sociedade mais segura e responsável.”
“O projeto tem um grande impacto na nossa escola aqui em Beja”, afirmou Dilma Abreu, professora da Escola Maria do Carmo Araújo, da Vila de Beja, ao destacar a importância da prevenção em comunidades turísticas. “Esse trabalho contribui para que as crianças levem o aprendizado para casa e apoia as famílias na formação dos filhos.”
“A parceria entre os governos estadual e municipal é fundamental para o êxito do PROERD”, ressaltou Major Faustino, comandante do 15º BPMl. Hoje são 365 crianças que não apenas compreenderam o conteúdo, mas agora circulam como multiplicadores de valores baseados na disciplina e educação.”
Desde sua implementação em 2009, o PROERD de Abaetetuba já formou milhares de estudantes. Entre 2021 e 2025, foram mais de 1.300 formandos: mais de 400 em janeiro de 2021, 132 em dezembro de 2023, 403 em janeiro de 2024 e 365 neste último evento, totalizando aproximadamente 1.300 multiplicadores preparados para disseminar a cultura da paz, do respeito e da prevenção.
Texto: Ramon Pinheiro/ Revisão: Naldo Araújo.