A energia das quadrilhas juninas já movimenta Abaetetuba, e junto com a festa vem o cuidado com quem mantém viva essa tradição. Pensando nisso, a Prefeitura, numa ação coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na quarta-feira (28) uma programação especial de vacinação voltada exclusivamente aos grupos juninos do município.
Nessa mobilização, no ginásio poliesportivo Hildo Carvalho, foram disponibilizadas vacinas contra COVID-19, Febre Amarela, Hepatite B, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) e Dupla Adulto (tétano e difteria). Foram, ao todo, aplicadas 196 doses de vacinas em quadrilheiros de diversas agremiações, num esforço para a atualização vacinal.
A iniciativa garantiu a imunização dos participantes que costumam se apresentar em Abaetetuba e em várias outras cidades do Pará. “Eles participam de muitos eventos e viajam para outras cidades. Por isso, estar imunizado é essencial. A melhor forma de prevenção é a vacina”, explicou Mariceli Ferreira, coordenadora de imunização.
O esforço conjunto também marcou o início da vacinação contra a dengue, destinada inicialmente a jovens de 10 a 14 anos, uma novidade no calendário municipal.
“Para nós, da nação quadrilheira, é muito importante”, afirmou Cleberson Oliveira, integrante de um dos grupos. “Não só pelos concursos que participamos, mas pela nossa saúde. Manter a vacinação em dia é essencial. Digo isso não só como quadrilheiro, mas como cidadão.”
A Secretaria de Saúde de Abaetetuba reforça que outras ações de vacinação seguirão durante o mês, principalmente em eventos públicos com grande circulação de pessoas. O objetivo é garantir um período junino com segurança, saúde e respeito à tradição popular.
Texto: Ramon Pinheiro / Revisão de texto:Naldo Araújo.