A Caravana da Cidadania, organizada pela Prefeitura de Abaetetuba, levou ações e serviços ao Rio Anequara e localidades vizinhas dessa área ribeirinha do município. Essa segunda ação do ano foi realizada nos dias 3 e 4 de maio, levando serviços essenciais nas áreas de saúde, cidadania, capacitação, esporte e cultura.
A mobilização atendeu aproximadamente 1200 moradores do Anequara, Urubueua Cabeceira, Urucuri, Marinquara, Sapucajuba, Prainha, Rio Doce e Rio da Prata.
Essa etapa da mobilização foi coordenada pelas Secretarias Municipais de Saúde (SESMAB) e de Obras e Viação (SEMOB). Outras secretarias, como a da Assistência Social, Educação, Meio Ambiente, Administração e Agricultura, Abastecimento e Pesca deram todo o apoio nas diversas atividades.
A população pode contar, ali mesmo, com serviços como emissão de documentos (1ª e 2ª vias de certidão de nascimento, CPF e RG), atendimento psicossocial e orientação jurídica, cadastro e atualização no CadÚnico e Bolsa Família, distribuição de mudas de plantas, matapis e pintinhos, atividades educativas para crianças e adolescentes, e palestras sobre direitos humanos, cidadania e enfrentamento à violência.
Ações de saúde e novas UBSs
Os serviços de saúde estiveram entre os mais procurados. No sábado (3), foi reinaugurada a Unidade Básica de Saúde Fluvial, equipada para oferecer atendimentos médicos e odontológicos, vacinação e exames. A embarcação navega quinzenalmente pelos rios, ampliando o acesso à saúde nas áreas mais afastadas do município. “Foi muito bom para nós, que moramos nas ilhas e temos dificuldades para ir à cidade”, relatou a pescadora Kelly Oliveira Gonçalves. “Ter os serviços aqui é um alívio”, contou ela, que também participou de oficinas de geração de renda.
No domingo (4), a comunidade de Anequara recebeu uma nova UBS terrestre, totalmente revitalizada, equipada e com um médico do programa Mais Médicos atuando oermanentemente. “Antes era difícil, tinha pouca estrutura. Agora está tudo organizado, com salas para exames, vacinas, consulta… A UBS ficou ótima”, disse Renata Gonçalves, moradora da comunidade Santa Maria, no Rio Prainha. “E com médico fixo, a gente não precisa mais se deslocar pra longe”.
Capacitação e empoderamento
A ação também investiu em formação e autonomia econômica. Oficinas práticas como produção de salmão defumado, manipulação de alimentos, confecção de laços, cadernos personalizados e joias com papel reciclado fortaleceram o empreendedorismo local.
A oficina de produção de mudas gerou grande impacto na vida da pescadora Vanilda Gomes, de 53 anos: “Nunca vi isso acontecer aqui. Foi um sonho ver minhas filhas participando comigo. Aprendi que planta precisa de cuidado, processo, e agora vou conseguir cultivar de verdade.”
Cerca de 90 crianças foram certificadas como Agentes Mirins de Saúde e Agentes Ambientais Mirins, após participarem de atividades educativas sobre prevenção e cuidado coletivo. “Essas crianças me disseram que o agente ambiental é um ‘amplificador de boas práticas’”, destacou a prefeita Francineti Carvalho. “Isso é uma lição para todos nós”
Celebrações, esporte e infraestrutura
A programação incluiu oficinas, palestras e momentos inesquecíveis, como o casamento comunitário, que oficializou a união de 11 casais.
O esporte também teve seu espaço com torneios de futebol masculino, feminino e infantil. As equipes vencedoras receberam prêmios em dinheiro e as crianças ganharam chuteiras e coletes.“O esporte é mais que competição; é saúde, inclusão e cidadania”, ressaltou o educador físico Sérgio Rodrigues, responsável pelas atividades.
A infraestrutura local também foi valorizada com a entrega de melhorias: uma ponte ligando a escola à comunidade, a revitalização da praça com novo parquinho e a reforma do centro comunitário. “O importante é o que fica na comunidade”, afirmou a vice-prefeita Edileuza Muniz. “Mesmo com desafios, seguimos levando dignidade para os rios, igarapés e onde houver gente precisando”.
Próxima parada: Piraruba
A Caravana da Cidadania segue seu cronograma e a próxima comunidade a ser beneficiada será Piraruba, na zona rural de Abaetetuba, atendendo também moradores das vilas próximas de Canaã, Cupuaçu e Santa Cruz.
Texto: Ramon Pinheiro – Ascom/PMA.