A Prefeitura de Abaetetuba, num trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Administração, entregou na quarta-feira 4 a nova sede do Sistema Nacional do Emprego -SINE- no município. O espaço, mais moderno e funcional, foi projetado para aprimorar o atendimento à população e fortalecer as iniciativas voltadas à inserção no mercado de trabalho.
Entre as novidades estão um auditório e uma sala exclusiva para oficinas e cursos profissionalizantes. O prédio também passou por melhorias na fachada, recebendo nova pintura, adaptações internas e foi equipado com mobiliário e tecnologia atualizados.
O atendimento ao público é das 8h às 14h, seguindo o funcionamento do sistema informatizado nacional. Atualmente, o SINE realiza mais de 100 atendimentos por dia, mantendo um cadastro ativo de 6 mil trabalhadores e 110 empresas parceiras. 300 jovens, oriundos do programa “Primeiro Ofício, já ingressaram no mercado formal de trabalho.
Os serviços oferecidos são gratuitos e incluem solicitação do seguro-desemprego, cadastramento e atualização de dados de trabalhadores e empregadores, emissão da carteira digital, elaboração de currículo e intermediação de vagas. Com a nova fase, o SINE também passa a integrar o programa “Primeiros Passos”, voltado à qualificação de públicos atendidos pelos CRAS.
A capacitação de profissionais é um dos pilares da atuação do SINE, que conta com parcerias estratégicas com instituições como a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), o Senac e outras entidades do Sistema S. As formações são desenvolvidas de maneira planejada, respeitando as características e necessidades das zonas urbana, rural e ribeirinha do município.
“Queremos ampliar o acesso à qualificação”, afirmou Rodrigo Souza, coordenador do SINE. “A meta, no segundo semestre, é capacitar 400 jovens através dos cursos do ‘Qualifica Pará’ e do Sistema S.” Rodrigo ressaltou, ainda, o potencial da estrutura para a realização de oficinas voltadas a públicos específicos: “Com o programa ‘Primeiro Passo’, atendemos principalmente gestantes e mulheres chefes de família”. E acrescentou: “Já promovemos oficinas de costura, EVA e artesanato. Agora vamos diversificar. Com esse novo ambiente, temos condições de acelerar e ampliar a oferta.”
Nessa nova fase, o SINE Abaetetuba busca garantir aos jovens capacitações voltadas a áreas como hotelaria, mídias sociais, mecânica de motos e motores, com atenção especial às comunidades das ilhas.
“Este lugar traz dignidade a quem o frequenta”, destacou a secretária de Administração, Jacilene Negrão, ao comentar a importância da nova sede como ponto de partida para quem busca uma oportunidade. “Aqui, muitas histórias têm início. O primeiro emprego é um sonho comum e, neste espaço, ele pode se tornar realidade.”
“Abaetetuba é um celeiro de talentos. É importante manter articulações regionais, mas também precisamos valorizar nossos empreendedores”, afirmou a prefeita Francineti Carvalho. “O comércio local é um dos maiores empregadores da cidade, e o SINE precisa estar alinhado a essa dinâmica.
Serviço
Endereço: Travessa Emídio Nery da Costa, N° 405 — Beco do Manda Chuva
Contato: (91) 98441-6484
Texto: Ramon Pinheiro / Revisão textual: Naldo Araújo.