O dia começou com esperança renovada para centenas de famílias rurais em Abaetetuba. Nesta quarta-feira (18), em cerimônia na Usina da Paz, foram entregues 673 títulos de terra a moradores de 26 comunidades, fruto da parceria entre o Governo do Estado, por meio do Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e a Prefeitura de Abaetetuba, com a participação da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Pecuária (Semagri). A ação reforça o compromisso com a regularização fundiária e o fortalecimento da agricultura familiar no município.
Com os novos títulos, Abaetetuba alcança a marca de 1.909 regularizações entre 2019 e 2025, ocupando a terceira colocação entre os municípios paraenses no ranking estadual.
“É um direito do cidadão que construiu o seu sonho, construiu sua vida naquela terra e agora está recebendo o título definitivo que vai ajudar a fazer financiamento e aumentar a produção”, destacou a vice-governadora Hana Ghassan. “O objetivo é incentivar não só a produção, mas principalmente as pessoas que mais precisam”.
“Título de terra é segurança jurídica. Hoje é um dia de festa”, afirmou a prefeita Francineti Carvalho. “Quando os governos federal, estadual e municipal agem juntos, quem ganha é a população”.
“É um benefício muito grande pra mim e pra minha família. Agora temos a documentação da terra, podemos trabalhar com segurança, cuidar da lavoura e da criação”, contou o produtor Pedro Paulo Abreu, que aguardou por mais de três décadas esse momento. “Hoje posso dizer que tenho um lote de terra no meu nome, herança do meu pai”.
“Damos todo o suporte para que a equipe do Iterpa possa atuar: garantimos estadia, alimentação, equipamentos como tablets e GPS, além de servidores e veículos da prefeitura”, explicou Fernando Zacarias, secretário municipal de Agricultura, Abastecimento, Pesca e Pecuári. “Todo esse apoio é responsabilidade da prefeitura e é fundamental para o alcance de resultados, como os 1.900 títulos já entregues”.
Foram contempladas as comunidades: Anapu, Bom Sossego, Camotim, Camurituba Beira, Camurituba Centro, Colônia Nova, Colônia Velha, Estrada Velha de Beja, Ipiranga, Maúba, Murutunga, Piquituba, Piroqueira, Ramal Bom Futuro, Ramal Camurituba Baixo, Ramal Deus Proverá, Ramal do Abaetezinho, Ramal do Tocão, Ramal Ipixuna, Ramal Tijucaquara, Santa Maria de Ipixuna, Santa Terezinha, São José do Palhal, Vila Aguapé, Vila do Cupuaçu e Vila Palhal.
Texto: Ramon Pinheiro/ Revisão: Naldo Araújo.