A Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Boa Esperança, localizada na comunidade Vila do Vasco, zona rural de Abaetetuba, foi entregue à população nesta sexta-feira (13) com estrutura completamente renovada. A obra representa um novo capítulo no compromisso do município com a educação pública de qualidade, inclusive nas áreas mais distantes.
A reinauguração foi marcada por emoção e reconhecimento. “E como maravilhosa está a nossa escola! Tudo novo, todas as salas climatizadas. Eu quero parabenizar a equipe da SEMEC pelo projeto de educação que hoje nós temos em Abaetetuba”, a professora Gleise Barreto, que atua na unidade desde sua fundação, há 16 anos. Ela destacou ainda os avanços pedagógicos: “Quem diria que nas zonas rurais teríamos uma sala de AEE? Hoje, nossos alunos contam com profissionais de apoio, e isso valoriza o nosso trabalho como professores.”
“É com imensa alegria, orgulho e gratidão que hoje celebramos a reinauguração da Escola Boa Esperança”, declarou a diretora Edilvana Rodrigues. “Este espaço, que acolheu tantos sonhos e aprendizados ao longo de quase 17 anos, renasce com nova estrutura, mas com o mesmo compromisso de sempre: formar cidadãos conscientes, críticos e preparados para o futuro.”
A prefeita Francineti Carvalho também participou da solenidade e falou sobre o propósito da obra. “Estamos entregando uma escola mais confortável, que fortalece a educação. Que vocês aprendam português, matemática e, acima de tudo, aprendam a ser pessoas de bem”, disse, dirigindo-se aos estudantes. Ela também fez um apelo às famílias: “A melhor herança que um pai pode deixar é a educação. Incentivem seus filhos a frequentar a escola, participem das reuniões e valorizem esse espaço.”
A prefeita anunciou novas ações para ampliar a infraestrutura da rede municipal “Nenhuma criança deve estudar em uma escola sem condições” enfatizou a prefeita. “Já estão autorizadas as reformas das Escola Mariuadir Santos, no bairro Santa Rosa; e da Escola Santa Maria do Ipixuna, para que todas as crianças tenham acesso a ambientes dignos, assim como os alunos da Boa Esperança.”
“Daqui sairão cidadãos de bem, que farão a diferença no futuro”, destacou o secretário municipal de Educação, Jefferson Felgueiras, ao falar sobre o impacto das melhorias para o desenvolvimento das novas gerações.
Entre os familiares, o sentimento era de realização. “Pra mim é gratidão. Quando a gente entrega nossos filhos na escola, é com confiança”, disse Norma dos Santos, mãe de aluno. “Acompanhei como era antes e, hoje, ver a escola revitalizada e climatizada é a realização de um sonho.”
A nova estrutura da Escola Boa Esperança inclui salas renovadas, banheiros adaptados, sala de leitura, espaço de AEE, parquinho, fachada grafitada, além de novos mobiliários e equipamentos como quadros brancos, carteiras, armários, utensílios de cozinha e computadores com impressora.
Atualmente, a escola atende 115 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, em dois turnos, com o suporte de 21 profissionais.
Texto:Ramon Pinheiro/ Revisão: Naldo Araújo.