O programa educacional da PMPA trabalha o combate às drogas e a violência no âmbito das escolas públicas.
Alunos da rede municipal de ensino de Abaetetuba receberam os certificados de conclusão dos cursos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A solenidade de formatura do Proerd foi realizada na terça-feira 9, no Ginásio Poliesportivo Hildo Carvalho.
Nessa etapa, o 31° Batalhão da Polícia Militar, com sede em Abaetetuba, celebrou parceria com a Prefeitura, tornando possível oferecer as disciplinas do Proerd a 403 alunos de dezessete turmas do 5° ano de sete escolas públicas, num trabalho coordenado pela Secretaria de Educação.
O objetivo desse programa é contribuir para o desenvolvimento biopsicossocial de crianças e adolescentes, ensinando-as como se manter longe das drogas e viver de maneira saudável.
Foram seis meses de aulas ministradas pelos Policiais Proerdianos Cabo da Polícia Militar Eduardo Baia e Cabo PM Luciane Gonçalves Ferreira, capacitados pedagogicamente para a função. Nesse período, os estudantes puderam contar com o apoio dos familiares e comunidade.
No ano letivo de 2023, as escolas escolhidas para aplicação do programa, seguindo os critérios de vulnerabilidade social e quantitativo de alunos do 5º ano que migrarão para a rede estadual de educação, foram Maria Zaíde Cardoso , Laura dos Santos Ribeiro, Dr. Francisco Leite Lopes, Joaquim Mendes Contente, Santa Clara, Santa Anastácia e Pedro Ferreira Costa
Na ocasião, foram lidas três redações que mais se destacaram, escritas por alunos do programa, sobre suas experiências com o Proerd. Premiações como Tratamentos Odontológicos foram entregues a estudantes que se mostraram mais proativos durante o curso. A programação incluiu apresentações culturais e o juramento coletivo dos alunos, prometendo aos pais, escolas e comunidade: “Resistência às drogas e à violência, respeitar e honrar as pessoas”
Em seu discurso de saudação aos formandos, a prefeita Francinete Carvalho elogiou os alunos pelo juramento que fortalece a cultura de paz no município e salientou que Abaetetuba está fora da lista de cidades mais violentas do Brasil. “O combate à violência se faz, acima de tudo, com a prevenção, educação, cultura, esporte e ensinando as crianças a importância de respeitarmos as diferenças”, destacou a prefeita.
Em Abaetetuba, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência atua desde 2009. O Coronel Anilson Almeida, coordenador do Proerd no município, destacou a importância do apoio da Prefeitura Municipal ao projeto: “Esse apoio contribuiu para que esse conhecimento repassado pela polícia militar aos alunos das escolas municipais chegasse também às famílias”.
O aluno João Lucas, de 10 anos, da Escola Santa Anastácia falou sobre os aprendizados que recebeu durante o curso: “Foi muito bom aprender a ficar longe das drogas e a respeitar o próximo”. Mirla Júlia, de 11 anos, da Escola Francisco Leite Lopes também comentou: “aprendi a nunca deixar minha família e eu dizermos ‘sim’ para as drogas”.
Na mesa de honra estiveram presentes a Prefeita de Abaetetuba Francinete Carvalho; Secretário de Educação Jefferson Felgueiras; Comandante do 31º Batalhão da Polícia Militar, Helde Silva; Coronel Anilson Almeida, do Centro de Policiamento Regional IX e o Presidente da Câmara Municipal, Aluísio Corrêa.
O Proerd é um programa de caráter preventivo social, posto em prática pela Polícia Militar nas redes de ensino público e privado de todo o Brasil com o objetivo de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência, aplicado por meio de um esforço cooperativo entre Polícia Militar, Família e Escola.