NOTÍCIAS

05-MAR-2021

INFORMA

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

#Audiência 05 DE MAR?O DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#abaetetuba Há 184 dia(s)

Janeiro Branco - 5 dicas para cuidar da sua saúde mental.

A campanha Janeiro Branco tem como objetivo chamar a atenção para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

#AssistênciaSocial Há 335 dia(s)

INFORMA

Programa de renda mínima pretende alcançar 1 mil famílias em vulnerabilidade social e reduzir os impactos da pandemia sobre a economia local

#Cultura Há 1 ano(s)

XVII MiritiFest: tradição cultural abaetetubense está de volta

Em formato híbrido, o festival adapta-se ao contexto de pandemia e leva universo colorido do miriti para a internet

#COVID-19 Há 1 ano(s)

Secretaria de Assistência realiza entrega de cestas básicas

Famílias impactadas pela pandemia receberam mantimentos

#COVID-19 Há 1 ano(s)

Abaetetuba realiza vacinação contra a Covid-19 em comunidades quilombolas

A campanha de imunização em 17 comunidades tradicionais termina hoje (28). Faltosos podem receber a vacina no posto fixo, no centro da cidade,com declaração de líderes

#COVID-19 Há 1 ano(s)

Com atendimento a diversos públicos, Abaetetuba avança na imunização contra a Covid-19

Nova etapa de vacinação chega às comunidades quilombolas das ilhas e estradas

#COVID-19 Há 1 ano(s)

INFORMA

A Prefeita Francineti Carvalho compôs a comissão de representantes do Consórcio Nacional de Vacinas das Cidades Brasileiras em audiência no Ministério da Saúde

#COVID-19 Há 1 ano(s)

INFORMA

Sob bandeiramento vermelho Abaetetuba estabelece novas restrições

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito