NOTÍCIAS

31-OUT-2022

Salta-z:inauguração de elevados vai trazer água de qualidade para as ilhas

Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.

#ÁguaTratada POR NATALIA 31 DE OUTUBRO DE 2022

Mais de 4 mil famílias abaetetubenses já foram beneficiadas com água de qualidade, potável e adequada para suas atividades rotineiras, através do projeto Salta-Z, uma parceria da PMA e Funasa. Na sexta-feira (28/10), as comunidades Urubueua, Marinquara e Ipiramanha, no território das ilhas, receberam os elevados em concreto armado do projeto.

Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.

Segundo a prefeita Francineti Carvalho, o principal objetivo do Salta-Z é prevenir doenças e levar água de qualidade para todos. "Água é vida, é saúde, muitas doenças são provocadas pela água de má qualidade. Queremos que a população tenha água própria para beber, para fazer sua higiene, consumir seus alimentos e prevenir doenças como a diarréia e outras doenças gastrointestinais", afirmou a gestora.

"A Funasa é responsável pelos kits e a prefeitura entra com as construções, de alvenaria, que serão para sempre, além da orientação para a comunidade. Já a comunidade tem o trabalho de cuidar dessa água e dessa estrutura que deve ser para todos", explicou Francineti, sobre a parceria da Funasa e PMA.

A moradora Ana Lucia Marques, lembra como era a água consumida antes da instalação do projeto. "Não tinha preparação de consumo, às vezes era fervida, com isso várias pessoas passavam mal com diarréia e vômito". Ela comemora o projeto Salta-Z. "Isso para nós veio trazer um grande benefício. Agora vamos fazer atividades com mais segurança, bater nosso açaí, fazer a merenda na escola, fazer o mingau das crianças. Me sinto grata pelo projeto, é muito gratificante", disse.

"Estamos entregando três novos elevados com segurança, de forma integral, é uma estrutura que vai permanecer por longos anos fornecendo água para a comunidade. Estamos substituindo elevados antigos, que na gestão passada, foram feitos pela comunidade, de maneira irregular, que não dava segurança para que a caixa d'água com 5 mil litros pudesse ser sustentada, agora estão sendo feitos de concreto, com segurança para o projeto funcionar", avaliou o titular da Semagri, Fernando Zacarias.

Com o tratamento do Salta-Z a água consumida fica com 97% de pureza, ideal para consumo, para higiene e para as atividades diárias.

Francisco Machado, morador das ilhas, diz que eles usavam a água do rio, sem nenhum tipo de tratamento. "A expectativa é que esse projeto seja tudo de bom para nós, esperávamos um dia conseguir isso, é uma benção. Agora vamos fazer nosso alimento,bater nosso açaí, fazer nosso cozidão, fazer nosso camarão gostoso aqui da ilha, sem desconfiança de nada, porque essa água nos trará mais saúde para nosso corpo", comenta Francisco.

SALTA-Z

O projeto SALTA-z (Sistema Alternativo de Tratamento de Água à base de Zeólita) é uma solução inovadora de tratamento de água desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e voltada para o atendimento de pequenas comunidades, as quais não possuem acesso à água potável. Após a captação da água do leito dos rios, passa por um sistema de tratamento com produtos químicos à base de sulfato e cloro, e ainda passa por um filtro, tornando a água própria para consumo. Para ter acesso ao projeto, a PMA faz a seleção das comunidades, com uma análise de diagnóstico da FUNASA.

(Texto: Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Saúde Há 14 dia(s)

Prefeitura promove formação para agentes comunitários de saúde de Abaetetuba

A primeira fase da jornada formativa foi voltada aos 250 agentes comunitários que atuam na área urbana

#MeioAmbiente Há 20 dia(s)

Audiência Pública discute propostas para diminuir poluição sonora em Abaetetuba

O bairros que mais causam poluição sonora são Algodoal, em primeiro lugar, seguido do São Lourenço e em terceiro lugar o Centro.

#COVID-19 Há 24 dia(s)

Vacinação contra Covid-19 continua em Abaetetuba

Também continua no calendário do município a vacina contra a paralisia infantil.

#ValorizaçãoDoServidor Há 33 dia(s)

Prêmio Célio Santana reconhece e valoriza trabalho de servidores municipais

Funcionalismo municipal elegeu os destaques de cada secretaria de governo, em reconhecimento aos méritos profissionais e ao bom desempenho no servir ao público

#AssistênciaSocial Há 37 dia(s)

Festa de Halloween marca encerramento do semestre do projeto Girândola

Atualmente as oficinas promovidas são de incentivo a leitura, música, teatro, dança e a oficina de direitos e deveres.

#Mobilidade Há 41 dia(s)

Saiba o cronograma de transportes gratuitos para votação no domingo

Serão disponibilizados 43 ônibus e 102 embarcações, abrangendo todo o território municipal

#NovoMercadoMisto Há 42 dia(s)

Reforma vai garantir mais acessibilidade e saúde nos mercados municipais

O projeto está em fase de publicação para o Processo Licitatório e segue algumas etapas até início das obras. Todos os próximos passos, serão informados em nossos canais oficiais.

#ÁguaTratada Há 43 dia(s)

PMA inaugura elevados do Sistema SALTA-Z nesta sexta

O SALTA-Z é um projeto inovador, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), que faz a transformação da água dos rios em água potável, própria para consumo.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Um pouco insatisfeito

Neutro

Um pouco satisfeito

Muito satisfeito