NOTÍCIAS

31-OUT-2022

Salta-z:inauguração de elevados vai trazer água de qualidade para as ilhas

Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.

#ÁguaTratada POR NATALIA 31 DE OUTUBRO DE 2022

Mais de 4 mil famílias abaetetubenses já foram beneficiadas com água de qualidade, potável e adequada para suas atividades rotineiras, através do projeto Salta-Z, uma parceria da PMA e Funasa. Na sexta-feira (28/10), as comunidades Urubueua, Marinquara e Ipiramanha, no território das ilhas, receberam os elevados em concreto armado do projeto.

Só neste ano, a PMA já entregou 7 instalações do programa à população. E a previsão é que até o final de 2022, mais 5 elevados sejam inaugurados.

Segundo a prefeita Francineti Carvalho, o principal objetivo do Salta-Z é prevenir doenças e levar água de qualidade para todos. "Água é vida, é saúde, muitas doenças são provocadas pela água de má qualidade. Queremos que a população tenha água própria para beber, para fazer sua higiene, consumir seus alimentos e prevenir doenças como a diarréia e outras doenças gastrointestinais", afirmou a gestora.

"A Funasa é responsável pelos kits e a prefeitura entra com as construções, de alvenaria, que serão para sempre, além da orientação para a comunidade. Já a comunidade tem o trabalho de cuidar dessa água e dessa estrutura que deve ser para todos", explicou Francineti, sobre a parceria da Funasa e PMA.

A moradora Ana Lucia Marques, lembra como era a água consumida antes da instalação do projeto. "Não tinha preparação de consumo, às vezes era fervida, com isso várias pessoas passavam mal com diarréia e vômito". Ela comemora o projeto Salta-Z. "Isso para nós veio trazer um grande benefício. Agora vamos fazer atividades com mais segurança, bater nosso açaí, fazer a merenda na escola, fazer o mingau das crianças. Me sinto grata pelo projeto, é muito gratificante", disse.

"Estamos entregando três novos elevados com segurança, de forma integral, é uma estrutura que vai permanecer por longos anos fornecendo água para a comunidade. Estamos substituindo elevados antigos, que na gestão passada, foram feitos pela comunidade, de maneira irregular, que não dava segurança para que a caixa d'água com 5 mil litros pudesse ser sustentada, agora estão sendo feitos de concreto, com segurança para o projeto funcionar", avaliou o titular da Semagri, Fernando Zacarias.

Com o tratamento do Salta-Z a água consumida fica com 97% de pureza, ideal para consumo, para higiene e para as atividades diárias.

Francisco Machado, morador das ilhas, diz que eles usavam a água do rio, sem nenhum tipo de tratamento. "A expectativa é que esse projeto seja tudo de bom para nós, esperávamos um dia conseguir isso, é uma benção. Agora vamos fazer nosso alimento,bater nosso açaí, fazer nosso cozidão, fazer nosso camarão gostoso aqui da ilha, sem desconfiança de nada, porque essa água nos trará mais saúde para nosso corpo", comenta Francisco.

SALTA-Z

O projeto SALTA-z (Sistema Alternativo de Tratamento de Água à base de Zeólita) é uma solução inovadora de tratamento de água desenvolvida por técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e voltada para o atendimento de pequenas comunidades, as quais não possuem acesso à água potável. Após a captação da água do leito dos rios, passa por um sistema de tratamento com produtos químicos à base de sulfato e cloro, e ainda passa por um filtro, tornando a água própria para consumo. Para ter acesso ao projeto, a PMA faz a seleção das comunidades, com uma análise de diagnóstico da FUNASA.

(Texto: Ascom PMA)

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

“Agenda 2030”: Prefeitura Municipal lança o I Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa de Abaetetuba

O documento será usado como base de dados na elaboração de Políticas Públicas para diminuir os impactos das emissões dos gases de efeito estufa no município.

#ConferênciadeMeioAmbiente Há 8 dia(s)

“Cidade Sustentável”: Abaetetuba sedia sua I Conferência de Educação Ambiental do município

Foram dois dias de diálogo entre diversos setores estratégicos e sociedade civil em torno da Educação Ambiental da população no âmbito municipal

#MeioAmbiente Há 14 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 17 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 20 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 20 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 21 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 22 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito