NOTÍCIAS

27-FEV-2023

Prefeitura atua em desmoronamento nos bairros São José e São João

As secretarias e órgãos municipais trabalham de forma integrada para atender às famílias atingidas e também para conter os danos na área

#DefesaCivil POR NATALIA 27 DE FEVEREIRO DE 2023

Na manhã de domingo (26), um movimento de massa ocasionou uma erosão de margem fluvial, em uma área localizada na confluência dos bairros São João e São José, às margens do Rio Maratauíra, em Abaetetuba. Dezenas de famílias precisaram ser retiradas da área às pressas e não há registro de mortos ou feridos.

Desde a última sexta-feira (24), a área já era monitorada pela Defesa Civil do Município, dada a ocorrência de um primeiro evento da mesma natureza, no qual verificou-se, inicialmente, o comprometimento de dois imóveis, dando-se início à evacuação da área.

Diante da evolução do evento adverso no domingo, houve a ampliação da área evacuada e isolada, a fim de garantir a segurança da população. Dados atualizados em 27 de fevereiro, às 13h, indicam um total de 108 famílias afetadas pelo sinistro, sendo 39 desabrigadas e 69 desalojadas.

A Prefeitura de Abaetetuba instituiu, ainda no domingo, o Comitê de Sistema de Comando em Desastre, órgão de articulação da ação governamental e de assessoramento, responsável pelo levantamento de dados, análise e gerenciamento de riscos e desastres, sob a coordenação da Comissão Municipal de Proteção e Defesa Civil. Além disso, foi declarada situação de emergência nas áreas afetadas pela erosão.

As pessoas retiradas dos imóveis localizados na área de risco foram encaminhadas ao Ginásio Municipal Hildo Carvalho. No local, dispõem de abrigo, atendimentos de serviço social, assistência psicossocial, ambulatório e retirada de itens de higiene, vestuário, entre outros. Diversas secretarias e órgãos municipais e estaduais já trabalham de forma integrada, visando garantir amparo, assistência e segurança, tanto às famílias afetadas, como à toda população do município.

Até o momento, 37 famílias já foram encaminhadas para receber o benefício de aluguel social disponibilizado pela Prefeitura, com valor mensal de quinhentos reais.

Na manhã desta segunda-feira (27), o governador do Estado, Helder Barbalho esteve em Abaetetuba, onde visitou o local do sinistro, visitou as famílias afetadas e reuniu com o Comitê de Sistema de Comando em Desastre e outros órgãos, a fim de encaminhar medidas em relação ao sinistro.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#MeioAmbiente Há 7 dia(s)

Projeto “Despertar Ambiental” promove ações de conscientização em escolas municipais de Abaetetuba

Mais de 500 crianças devem participar da primeira etapa de atividades de educação ambiental no município.

#Cidadania Há 10 dia(s)

“Pelos Rios do Pará”: Projeto promove ações de saúde e cidadania no município de Abaetetuba

O ato integra o Programa MP+ Cidadania do Ministério Público do Pará em parceria com a Marinha do Brasil e Prefeitura de Abaetetuba

#Educação Há 13 dia(s)

Prefeitura de Abaetetuba entrega mais uma escola totalmente revitalizada na zona rural do município

Cerca de 130 alunos foram beneficiados com a reforma do espaço educacional

#MeioAmbiente Há 13 dia(s)

I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ABAETETUBA

Reflexão e Construção da Política Municipal de Educação Ambiental no Território de Abaetetuba: Desafios e Perspectivas

#Saúde Há 14 dia(s)

Moradores do Bairro São Sebastião celebram a reinauguração da UBS Gabriel Paes em Abaetetuba.

Foram três meses de reforma para garantir maior qualidade e conforto às oito mil pessoas atendidas na unidade de saúde

#TEA Há 15 dia(s)

Prefeitura promove roda de conversa para discutir a inclusão de pessoas com TEA nas redes educacionais do município

Ao todo, oito instituições especializadas em atender pessoas com Transtorno de Espectro Autista participaram do encontro.

#TEA Há 16 dia(s)

IV Caminhada de Conscientização do Autismo mobiliza população no município de Abaetetuba

O ato de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista mobilizou diversas entidades governamentais e não governamentais na construção de uma sociedade inclusiva

#MeioAmbiente Há 17 dia(s)

Edital de Chamamento Público nº 002/2024

Prorrogação do prazo de inscrição e alteração do cronograma do Edital de Chamamento Público

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito